Tecnologia

Marcopolo começa a produzir seu primeiro ônibus elétrico

Expectativa é fabricar 30 unidades até o fim do ano

A eletrificação dos transportes ganhou peso na Lat.Bus 2022, mostra dedicada ao setor de trnasporte de passageiros realizada esta semana em São Paulo. A Marcopolo, encarroçadora líder no Brasil e uma das maiores do mundo, não fugiu à tônica do evento e anunciou nesta terça-feira, 9, a produção em série do Attivi integral, primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico.

A empresa sediada em Caxias do Sul, RS, planeja fabricar, até o fim deste ano, 30 unidades, com diferentes configurações, para comercialização no mercado interno e atender às demandas de diferentes regiões.

“Há alguns anos estamos envolvidos em projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, afirmou James Bellini, CEO da Marcopolo

Já exibido na Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros do México, o Attivi já tem uma boa trajetória de testes. Desde outubro de 2021 vem rodando em operação assistida em trajetos sem passageiros na região central de Santo André, na Grande São Paulo.

Mais do que um veículo, a Marcopolo diz estar desenvolvendo solução completa de mobilidade urbana sustentável e que engloba serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Oferecerá, por exemplo, ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento.

A  mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da encarroçadora quetem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando também na Argentina, Colômbia, Austrália e Índia.

Além do início de produção de seu primeiro ônibus elétrico, a Marcopolo aproveitou a Lat.bus para comemorar o primeiro ano de mercado da Geração 8 de ônibus rodoviários, que acumulou 1 mil unidades vendidas no Brasil e em outros sete países da  América Latina.

“Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca”,  enfatizou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

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Outro destaque da empresa na mostra paulistana é a sua marca Volare, líder no segmento de micro-ônibus, que alcançou receita líquida de R$ 581,7 milhões no primeiro semestre de 2022vcontra R$ 451,5 milhões em igual período do ano passado, um salto acima de 28%.

Nos primeiros seis meses do ano, foram fabricadas 2.016 veículos da marca, contra 1.936 no mesmo período do ano passado.

“Desde o ano passado, a cada cinco ônibus emplacados no Brasil, um é Volare. No primeiro semestre deste ano, a Volare alcançou 22,5% de participação no mercado brasileiro de ônibus”, destacou Portolan.


Foto: Divulgação

 

 

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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