Marca ocupa um dos lugares mais disputados hoje no mercado brasileiro, na frente da Hyundai e Renault
A Toyota comemora dez anos da fábrica de Sorocaba este mês na quarta colocação do ranking de vendas por marca no País, atrás apenas da Fiat, GM e Volkswagen. É uma das posições mais disputadas hoje no mercado brasileiro, envolvendo marcas como Hyundai, Jeep e Renault.
Assim como General Motors e Volkswagen, a Toyota também está no Brasil desde meados do século passado, quando iniciou em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a produção do utilitário Bandeirantes. Mas só no final dos anos 90 – quando chegaram ao Brasil as então chamadas nex commers – a marca japonesa decidiu investir mais forte por aqui, inaugurando fábrica de automóveis em Indaiatuba, interior paulista.
A marca japonesa comercializou em julho 16.745 unidades, totalizando 107.359 emplacamentos no ano, com participação de 10,5% nas vendas totais de automóveis e comerciais leves. Na sequência vêm Hyundai, Jeep e Renault, com fatias de, respectivamente, 10,2%, 7,4% e 6,3%.
No mesmo mês em que comemora uma década, a unidade de Sorocaba – de onde saem s as versões hatch e sedã do Yaris, além do SUV Corolla Cross e do Etios (para exportação) – também atinge o importante marco de 1 milhão de veículos produzidos.
LEIA MAIS
→Sobe-e-desce de vendas é a tônica dos SUVs até julho
→Toyota defende uma política brasileira em prol do etanol
Segundo a Toyota, o complexo industrial de Sorocaba foi o primeiro construído com o conceito de Ecofactory, visando ser sustentável e amiga do meio ambiente. Fruto de um aporte inicial de R$ 1 bilhão, a unidade recebeu pouco mais da metade do dinheiro investido pela montadora no País na última década.
Projetada para produzir a princípio 74 mil veículos por ano, tem capacidade atualmente para 158 mil veículos/ano. No momento, só o Corolla não é fabricado em Sorocaba. A vocação exportadora dessa planta garantiu que das mais de 95 mil unidades produzidas este ano até julho, praticamente 50% fosse destinado para os mercados latino-americanos, ou pouco mais de 47 mil unidades.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil., diz que celebrar o aniversário de uma das principais fábricas da companhia na região é motivo de imenso orgulho:
“Quero agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a construir essa bonita história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho que garantiram que essa unidade seja referência não só na produção de veículos cada vez melhores, mas também na atuação responsável com o meio ambiente, por meio do uso racional de recursos, na promoção da equidade e na proximidade com as comunidades, ao desenvolver iniciativas cidadãs que suportem o crescimento social”.
Foto: Divulgação/Toyota
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País