Produto

Proconve P8 eleva potência do ônibus rodoviário no País

A partir de 2023, o segmento terá oferta na faixa de 500 cv com a Volvo na ponta ao dispor motor de 510 cv

Além de tornar mais severos os limites de emissão de poluentes, a nova fase do Proconve para veículos pesados, equivalentes ao Euro 6, em vigor partir de janeiro de 2023, também elevou a faixa de potência de motores no segmento de ônibus, em especial os rodoviários

Há algumas semanas, na apresentação de nova geração de chassi da Scania, o K 500 8×2 surgiu naquele momento como o mais potente do Brasil, construído com motor de 500 cv. O título, no entanto, durou pouco. Ao lançar a linha de rodoviários Euro 6, na LatBus 2022, na terça-feira, 9, a concorrente Volvo anunciou o B510R, modelo com motor de 510 cv. Cabe lembrar, que as ofertas atuais não ultrapassam os 450 cv.

Independentemente de qualquer rivalidade que possa existir, ganha mesmo é o operador. Os mais potentes ônibus de ambas as marcas prometem não só mais desempenho, mas também se comprometem com mais economia, segurança e controle na operação.

Ambas garantem consumo menor em relação aos veículos atuais. No caso da Scania, são 8% em função da tecnologia de injeção combustível XPI associada à caixa automatizada Opticruiser com trocas 45% mais rápidas. Já a Volvo fala de 9%, economia também proveniente de mais eficiência na queima de combustível, do recurso denominado Aceleração Inteligente (gera torque na medida para melhor desempenho), bem como da caixa de transmissão I-Shift de sétima geração.

Além de mais potente, a Volvo define o B510R também como o mais inovador já criado pela marca. O produto é baseado em recente lançamento europeu e incorpora o trem de força do caminhão FH da fabricante, principal argumento que o faz o mais vendido do País.

Com o desempenho aprimorado para as viagens, ambas as marcas também reforçam pacote de segurança sofisticado. O transportador poderá equipar o ônibus com um arsenal de assistentes de direção semiautônomos, além de recursos de conectividade.

Estão na prateleira de ambas as marcas para embarcar em seus respectivos chassis recursos como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa involuntária e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Garante ainda mais segurança sistema que permite limitar a velocidade de maneira remota em determinadas regiões ou mesmo trechos da viagem, por exemplo, zonas urbanas, serra ou curvas.

LEIA MAIS

→Scania atualiza linha de ônibus com nova geração de veículos

→Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário

→LatBus 2022 semeia o terreno para nova etapa da mobilidade


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás