Com 61,9 mil licenciamentos até julho, picape Fiat abre vantagem mês a mês sobre o Hyundai HB20
A não ser que a Stellantis tenha sérios problemas de produção daqui até o fim do ano — o que é pouco provável, mas não de todo impossível em virtude da escassez global de componentes — a Strada deve encerrar 2022 como o veículo mais vendido do Brasil novamente. Em 2021, o modelo da Fiat entrou para a história como a primeira picape a liderar o mercado interno.
Pelo caminhar dos lincenciamentos do segmento e da própria Strada nos sete primeiros meses de 2022, dificilmente isso não acontecerá. No acumulado até julho, foram licenciadas 61,9 mil unidades do modelo, quase 92% do total do segmento. O segundo veículo mais emplacado no País foi o Hyundai HB20, que acumulou 51 mil emplacamentos.
A diferença de quase 11 mil unidades é bastante significativa. O hatch da Hyundai teria de acelerar muito suas venda no último trimestre e torcer para que as da Strada reduzam o ritmo de forma expressiva. Porém, em nenhum mês de janeiro a julho esse quadro ocorreu.
Em todos, a picape Fiat ficou à frente do HB20. E no mês passado, uma prova de força: contra os quase 10,9 mil licenciamentos da Strada, a Hyundai contabilizou menos de 8,2 mil do HB20, a maior diferença entre os dois modelos em um mês neste ano.
Enquanto a Strada apareceu como o segundo veículo mais vendido, atrás somente do Volkswagen Gol, com 11,9 mil unidades, o HB20 foi o quarto, superado pelo Chevrolet Onix, que acumulou 42,7 mil emplacamentos em 2022 e, em ascensão, alcançou seu melhor resultado mensal exatamente em julho, com mais de 8,8 mil unidades vendidas.
Assim, mais do que ver a Strada abrir vantagem, o HB20, que acaba de passar por atualização estética, precisa se preocupar com a imagem do Onix crescendo rápido no retrovisor, após um 2021 de pouca produção da GM e, claro, pequena oferta do modelo.
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Foto: Divulgação
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