Mercado

Sem “zebra”, Strada será o veículo mais vendido novamente

Com 61,9 mil licenciamentos até julho, picape Fiat abre vantagem mês a mês sobre o Hyundai HB20

A não ser que a Stellantis tenha sérios problemas de produção daqui até o fim do ano — o que é pouco provável, mas não de todo impossível em virtude da escassez global de componentes — a  Strada deve encerrar 2022 como o veículo mais vendido do Brasil novamente. Em 2021, o modelo da Fiat entrou para a história  como a primeira picape a liderar o mercado interno.

Pelo caminhar dos lincenciamentos do segmento e da própria Strada nos sete primeiros meses de 2022, dificilmente isso não acontecerá.  No acumulado até julho, foram licenciadas 61,9 mil unidades do modelo, quase 92% do total do segmento. O segundo veículo mais emplacado no País foi o Hyundai HB20, que acumulou 51 mil emplacamentos.

A diferença de quase 11 mil unidades é bastante significativa. O hatch da Hyundai teria de acelerar muito suas venda  no último trimestre e torcer para que as da Strada reduzam o ritmo de forma expressiva. Porém, em nenhum mês de janeiro a julho esse quadro ocorreu.

Em todos, a picape Fiat ficou à frente do HB20. E  no mês passado, uma prova de força: contra os quase 10,9 mil licenciamentos da Strada, a Hyundai contabilizou menos de 8,2 mil do HB20, a maior diferença entre os dois modelos em um mês neste ano.

Enquanto a Strada apareceu como o segundo veículo mais vendido, atrás somente do Volkswagen Gol, com 11,9 mil unidades, o HB20 foi o quarto, superado pelo Chevrolet Onix, que acumulou 42,7 mil emplacamentos em 2022 e, em ascensão, alcançou seu melhor resultado mensal exatamente em julho, com mais de 8,8 mil unidades vendidas.

Assim, mais do que ver a Strada abrir vantagem, o HB20, que acaba de passar por atualização estética, precisa se preocupar com a imagem do Onix crescendo rápido no retrovisor, após um 2021 de pouca produção da GM e, claro, pequena oferta do modelo.

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos

→ Há dez anos no Brasil, Hyundai renova visual do HB20


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás