Empresa

Ford prepara o campo de Tatui para testar veículos autônomos

Investimentos envolvem digitalização, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G

A[/dorpcap] Ford anunciou esta semana novas ações na área de pesquisa e desenvolvimento, que vem reforçando desde o início do ano passado, quando suspendeu por completo as suas operaçoes fabris no Brasil. Após ampliar o quadro de engenheiros no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Camaçari, BA, agora é a vez do Centro de Tatuí, SP, receber novos investimentos.

Sem divulgar valores, revela novas ações em digitalização da operação do interior paulista, assim como em sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G para testar veículos autônomos no local, que existe há 40 anos e também conta com laboratórios que atendem padrões e exigências mundiais do setor.

“A Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais”, comenta Alex Machado, diretor de desenvolvimento da Ford América do Sul.

Conhecido como Campo de Provas de Tatuí, o local recebe agora a denominação de Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, a mesma utilizada na unidade baiana, que abriga mais de 1,5 mil engenheiros, dos quais 500 contratados este ano.

LEIA MAIS

Ford prevê exportar R$ 500 milhões em serviços de 

Presidente da Ford diz que fábrica de Camaçari continua à venda

Além de atuarem nos testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul, os profissionais locais da Ford também participam de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas. A expectativa para este ano é gerar uma receita de R$ 500 milhões com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.

“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Tatui em números

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.

O local – que atende diferentes segmentos, além do automotivo – está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.

Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.

Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás