Com o tema “A contribuição da cadeia automobilística na descarbonização”, a 29ª edição do Simea 2022 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em formato híbrido (presencial e online), acontece nas próximas quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, de agosto, no Center Norte Centro de Convenções, na capital paulista.
A expectativa da AEA, Associação da Engenharia Automotiva, espera este ano superar os números de 2021, quando o evento restringiu-se à plataforma online. Na época foram mais de 1 mil incritos, com participação efetiva de 643 profissionais e executivos do setor no primeiro dia e 586 no segundo.
Com a volta do presencial, o evento técnico ganha um dos seus principais atrativos, o de networking. Renato Faria, coordenador do Simea 2022, define o evento deste ano como “um fórum de convergência da sociedade brasileira em busca de soluções tecnológicas no processo permanente de descarbonização do planeta”.
LEIA MAIS
→Emissões e e→ficência em debate na AEA
→Toyota e UFRJ vencem Prêmio AEA de Meio Ambiente
Junto com Bezaliel Botelho, presidente da AEA, Renato Faria receberá na sessão solene de abertura do simpósio, os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, da Abeifa, João Henrique de Oliveira, do Sindipeças, Claudio Sahad, e a presidente de honra do Simea, Margarete Gandini, coordenadora geral de fiscalização de regimes automotivos do Ministério da Economia.
As apresentações técnicas do primeiro dia, no Painel I , contará com palestras de Thomas Fabian, diretor da ACEA, sobre “As tendências de redução de CO2 na pegada de carbono”, Marcos Donnini Freire, secretário-adjunto do Ministério do Meio Ambiente, sobre“Visão consolidada da política de redução de carbono no Brasil”, e Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea, sobre “O mercado brasileiro na visão dos fabricantes de equipamento primário”.
Na sequência, estão programas as palestras “A contribuição do etanol para o futuro da mobilidade”, de autoria de Luciano Rodrigues, diretor da Única; “Do fóssil ao renovável – sinergias para uma transição sustentável”, de Marcelo Gauto, da Petrobras; e “O impacto da redução de CO2 na visão dos sistemistas”, com Gábor Deák, do Sindipeças.
No segundo dia, o Simea terá como tema central “O Brasil e as fontes de energia alternativas”, também composto por três palestras a serem conduzidas por Antonio Megale, do MSBC – Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono e também conselheiro AEA, Bernardo Adão, da Ambev, Clayton Zabeu, pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia.
Ainda na parte da manhã do dia 19, Luisa Lage, da Fundep, vai falar sobre “Contribuição das PPPs na descarbonização”. Por fim, Marina Loures, da ABGI Brasil, abordará o tema “Como medir e alavancar as inovações sustentáveis no setor automotivo a partir dos recursos financeiros disponíveis”.
Durante os dois dias, em paralelo aos painéis, palestras e a mesa redonda sobre eletricação, que será conduzida peloo editor-chefe do site Use Elétrico, Marcos Rozen, o SIMEA 2022 terá a apresentação de 43 trabalhos técnicos, sessão coordenada pelo professor Ronaldo Salvagni, e área de exposição.