Objetivo é reduzir peso em 10% e ter itens com maior possibilidade de reciclagem em seu final de vida
Com foco na estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de carbono até 2050, a Volkswagen investe em nova parceria no Brasil, desta vez com a Unesp, em projeto que visa desenvolver material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, nas peças em matrizes termoplásticas para o acabamento interno dos veículos da marca.
O programa de cooperação para pesquisas, experimentos e transferência dessa tecnologia, a ser desenvolvido por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Câmpus de Botucatu, foi assinado pelo presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si, e o reitor da Unesp, Pasqual Barretti.
Os professores Alcides Lopes Leão e Ivana Cesarino, docentes da Unesp, vão coordenar o projeto – denominado “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais” -, que tem duração de 18 meses. Na prática, a Volkswagen poderá, ao final desse período, utilizar peças mais leves e sustentáveis com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida.
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“A substituição dos componentes mineral para natural permitirá reduzir cerca de 80% das emissões de carbono no processo produtivo. Além disso, o peso das peças plásticas do veículo diminuirá cerca de 10%, o que significa também redução na quantidade de CO2 emitido na atmosfera”, comentou Pablo Di Si durante a assinatura do acordo de parceria.
Barretti, por sua vez, detsaca a importância de a expertise de pesquisadores da Unesp ser utilizada em colaborações público-privadas “que estão no âmbito da inovação e gravitam em torno de pesquisas de ponta desenvolvidas por nossos docentes”.
Foto: Divulgação/VW
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