Terceira geração do hatch foi apresentada há um ano e tinha previsão de chegar às revendas em abril
Demorou bem mais do que a Stellantis e especialmente os concessionários da marca pretendiam e desejavam, mas finalmente o Citroen C3 teve sua data de lançamento confirmada. O hacth será apresentado formalmente em 30 de agosto e o início das vendas deve ocorrer imediatamente.
A chegada da terceira geração do C3 virou uma longa e entendiante novela. O modelo foi revelado há quase um ano, quando a expectativa de colocá-lo nas concessionárias era no começo de 2022. Com a escassez de componentes que afetou toda a indústria automotiva global e necessárias adequações do projeto a montadora viu-se obrigada a desacelerar seu cronograma.
O C3 começou a ser produzido em março em Porto Real, RJ, com direito a cerimônia capitaneada por ninguém menos do que Carlos Tavares, CEO mundial da Stellantis, fotos dos executivos e operários ao lado do novo carro e promessa de chegada às revendas logo no mês seguinte.
Mesmo assim, foram necessários mais cinco meses para a definição de seu lançamento. Um hiato grande demais para uma linha de produtos limitada a apenas um automóvel de passeio desde que a marca encerrou a produção da segunda geração do compacto, do crossover Aircross, e a importação do C4 Lounge, no segundo semestre de 2020.
Desde então, a Citroën tem sobrevivido no mercado interno somente do C4 Cactus e dos comerciais leves trazido Jumpy e Jumper, ambos importados. Com esse cardápio diminuto, a participação de 1,3% no mercado interno acumulada de janeiro a julho pode ser considerada um bom resultado. Ainda antes da pandemia e com a oferta quatro carros de passeio, a Citroën encerrou 2019 com 1% dos licenciamentos.
Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 22, a Stellantis confirmou apenas que o hatch terá “diferente opções de motores e câmbios” e multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio Android Auto e Apple Carplay.
Depois de tanto atraso, não é mais segredo algum que o modelo produzido sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform), originária da PSA e já presente em modelos conhecidos, como o atual Peugeot 208 fabricado na Argentina, terá os motores 1.0 Firefly e 1.6 16V.
LEIA MAIS
→ C4 Cactus impulsiona crescimento da Citroën no Brasil
→ Citroën terá 180 concessionárias até o final do ano
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.