Mercado

Locadoras quase dobram compras no segundo trimestre

Foram 145,7 mil unidades, ante as 78,6 mil de janeiro a março. Queda no varejo favoreceu o setor.

Em balanço que reflete em grande parte a desaceleração dos negócios automotivos no varejo, as locadoras de veículos divulgaram nesta quarta-feira, 24, aumento de 85,4% nas compras do setor no comparativo do segundo com o primeiro trimestre, quando foram adquiridas, respectivamente, 78.578 e 145.720 automóveis e comerciais leves.

A Abla, entidade que representa o setor no Brasil, informa que houve 223.967 aquisições no primeiro semestre, volume equivalente a 49,3% do total de veículos comprados por locadoras ao longo de todo o ano passado, conforme estatísticas obtidas junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados.).

“Houve sensível melhora em relação à produção e também na redução dos prazos de entregas de pedidos feitos pelas locadoras”, informa o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, admitindo que a queda da demanda por parte dos clientes de varejo também vem favorecendo o setor atualmente. Vale lembra que as locadoras, no ano passado, não conseguiram repor adequadamente suas frotas por falta de oferta das montadoras.

O setor encerrou 2021 com frota total de 1.136.517 automóveis e comerciais leves. Em junho, conseguiu chegar a 1.213.220 veículos leves, o que representou crescimento de 6,3% no período. O maior volume de entregas no semetre foi por parte da Stellantis, com 68.891 unidades. Na sequência vêm Volkswagen (47.138), Hyundai (42.950), Chevrolet (27.095) e Renault (16.945).

LEIA MAIS

Venda de veículos leves se mantém estável em agosto

Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos

No ranking dos modelos mais vendidos, o Hyundai HB20 lidera, com 29.971. Os demais foram o VW Gol (22.419), Fiat Strada (18.494), Fiat Mobi (17.147), Fiat Argo (13.365), VW Voyage (12.357), Pegeout 208 (12.722), Fiat Cronos (10.365), HB20S (9.373) e o Chevrolet Ônix Plus (8.366).

Na comparação entre os anos de 2021 e 2020, houve aumento de 12,3% no total de usuários de carros alugados no Brasil. O faturamento, no mesmo comparativo, cresceu 33,5%, atingindo a marca de R$ 23,5 bilhões.


Foto:  Divulgação/Abla

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás