Foram 145,7 mil unidades, ante as 78,6 mil de janeiro a março. Queda no varejo favoreceu o setor.
Em balanço que reflete em grande parte a desaceleração dos negócios automotivos no varejo, as locadoras de veículos divulgaram nesta quarta-feira, 24, aumento de 85,4% nas compras do setor no comparativo do segundo com o primeiro trimestre, quando foram adquiridas, respectivamente, 78.578 e 145.720 automóveis e comerciais leves.
A Abla, entidade que representa o setor no Brasil, informa que houve 223.967 aquisições no primeiro semestre, volume equivalente a 49,3% do total de veículos comprados por locadoras ao longo de todo o ano passado, conforme estatísticas obtidas junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados.).
“Houve sensível melhora em relação à produção e também na redução dos prazos de entregas de pedidos feitos pelas locadoras”, informa o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, admitindo que a queda da demanda por parte dos clientes de varejo também vem favorecendo o setor atualmente. Vale lembra que as locadoras, no ano passado, não conseguiram repor adequadamente suas frotas por falta de oferta das montadoras.
O setor encerrou 2021 com frota total de 1.136.517 automóveis e comerciais leves. Em junho, conseguiu chegar a 1.213.220 veículos leves, o que representou crescimento de 6,3% no período. O maior volume de entregas no semetre foi por parte da Stellantis, com 68.891 unidades. Na sequência vêm Volkswagen (47.138), Hyundai (42.950), Chevrolet (27.095) e Renault (16.945).
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No ranking dos modelos mais vendidos, o Hyundai HB20 lidera, com 29.971. Os demais foram o VW Gol (22.419), Fiat Strada (18.494), Fiat Mobi (17.147), Fiat Argo (13.365), VW Voyage (12.357), Pegeout 208 (12.722), Fiat Cronos (10.365), HB20S (9.373) e o Chevrolet Ônix Plus (8.366).
Na comparação entre os anos de 2021 e 2020, houve aumento de 12,3% no total de usuários de carros alugados no Brasil. O faturamento, no mesmo comparativo, cresceu 33,5%, atingindo a marca de R$ 23,5 bilhões.
Foto: Divulgação/Abla
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