Empresa

Com Euro VI, montadoras de caminhões seguirão com falta de chips

Roberto Cortes, CEO da VWCO, diz que pesados demandarão mais semicondutores com a nova legislação

Com a introdução da legislação Euro VI a partir de janeiro de 2023, as montadoras de caminhões instaladas no Brasil deverão ter agravados os problemas de produção decorrentes da falta de semicondutores que persiste desde o ano passado, afetando o setor automotivo globalmente.

Roberto Cortes, CEO da Volkwsagen Caminhões e Ônibus (VWCO) admite que, em termos gerais, há uma tendência do desabastecimento nessa área ser reduzido a partir do ano que vem, por conta da entrada de novos players no segmento e maior oferta de produtos. Mas no Brasil, em particular, a tendência é a de os fabricantes de caminhões enfrentarem maiores dificuldades por causa da vigência da nova legislação de emissão de poluentes.

“De um lado crescerá o número de chips no caminhão e, de outro, haverá demanda por uma nova geração de semicondutores, cuja oferta ainda é reduzida”, comenta o executivo. Ele cita exemplos como o ESP, sistema ativo de estabilidade, que passa a ser obrigatório a partir do Euro VI, e controles eletrônicos a serem incorporados nos motores e no pós-tratamente, de geração ainda inexistente por aqui.

Sem revelar números, Cortes informou ser sigificativo o volume de véiculos incompletos no pátio da montadora: “A gente utiliza peças provisórias para levá-los para fora da linha de produção, mas o faturamento para a rede só acontece depois da devida substituição do componente”.

Ao contrário de outros fabricantes de pesados, como Mercedes-Benz e Scania, a VWCO conseguiu manter sua produção ininterrupta este ano, sem nenhuma paralisação total ou parcial das linhas. Na avaliação do CEO, isso deve-se a vários fatores, dentre os quais o fato de a empresa ter matriz no Brasil e possuir um parque de forcedores na mesma área da fábrica.

LEIA MAIS

VWCO é a primeira montadora a oferecer caminhão por assinatura

VWCO dobra exportações de chassi no 1º semestre de 2022

Durante o lançamento do serviço VW Truck Rental em parceria com a VW Financial Services nesta quinta-feira, 25, Cortes também falou do processo de internacionalização da empresa, lembrando que suas exportações cresceram 20% no acumulado do primeiro semestre.


Foto: Divulgação/VWCO

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás