Mercado

Fiat Strada “atropela” novamente em agosto

Picape vende o triplo da segunda colocada e voltou a liderar as vendas de veículos

Está absolutamente claro: será preciso que marcas concorrentes lancem mão de um projeto realmente inovador e a preço competitivo para mudar o cenário do segmento de picapes no Brasil no curto prazo.

Em agosto, com 14,2 mil licenciamentos, a Fiat Strada, mais uma vez,  “atropelou” as adversárias, vendeu o triplo do que a segunda colocada — a Toro, também da Fiat—, e cinco vezes mais do que a Volkswagen Saveiro, concorrente direta entre os modelos compactos. Os dados são da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Além de representar um terço das vendas totais de 44,2 mil unidades da Fiat no mês passado, o resultado assegurou participação 7,3% na soma de automóveis e comerciais leves, a maior desde que a atual geração do comercial leve chegou ao mercado. Mais ainda: colocou novamente a Strada como o veículo mais vendido do mercado interno, à frente do Volkswagen Gol (11,7 mil).

No acumulado dos sete primeiros meses de 2022, a picape já alcançou 76,1 mil unidades negociadas e caminha firme para fechar o ano como o modelo líder no Brasil pela segunda vez consecutiva, mais um fato inédito para um veículo comercial.

De janeiro a agosto foram vendidas 204,4 mil picapes de todos os portes. A Strada, portanto, deteve 37% desse volume.  Somadas as 34,5 mil unidades da Toro, segunda colocada também nesse período, a Fiat tem nada menos do que 54% de participação do segmento, que conta com outros 11 modelos de oito marcas.

 Domínio da Toyota Hilux entre as grandes

Consideradas apenas as chamadas picapes grandes, com capacidade de carga de 1 tonelada e acima, o grande destaque segue sendo a Hilux. A representante da Toyota ocupa a primeira posição em vendas com 29,6 mil emplacamentos em 2022, bem à frente da Chevrolet S10 (18,3 mil unidades) e da Mitsubishi L200 (10,3 mil).

A decepção no ano, por enquanto, é a Nissan Frontier. Com sua novíssima geração nas revendas desde abril, o modelo fabricado na Argentina acumula somente 5,3 mil licenciamentos, média mensal de 1 mil unidades.

Em agosto, foram negociadas somente 600 unidades, menos até do que a também argentina e veterana Volkwagen Amarok, que somou 719 unidades no mês e 3,3 mil no ano, mas que nos próximos meses receberá melhorias técnicas e passará por atualização estética.


Foto: Divulgação

 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás