A unidade da BorgWarner de Itatiba (SP) inicia em setembro a produção da série B70H, linha de turbo compressores específicos com tecnologia global para aplicação em caminhões e ônibus pesados. A oportunidade de localização surgiu com a demanda para os futuros motores adequados aos novos limites emissão do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, em vigor a partir de janeiro de 2023.

Troca de conhecimento com a equipe de Bradford, na Inglaterra, proporcionou ao time do Brasil desenvolver a chamada tecnologia Ball Bearing. De maneira simplista, saem os convencionais mancais do componente e entram no lugar um sistema de rolamentos.

Ao atuar com rolamentos, o turbo passa a operar com menos atrito e mais eficiência. De acordo com a empresa, o turbo Ball Bearing promete entregar respostas mais ágeis dos motores aliadas a menos consumo e emissão.

“O projeto buscou entregar mais torque em baixa rotação”, conta Luis Fernando Dias Pinto, supervisor de engenharia de aplicações e validações OEM da BorgWarner. “A tecnologia permite chegar no torque máximo mais rápido em baixas rotações, além de gerar mais pressão.”

Apesar do início da produção, a empresa ainda prefere não revelar estimativas a respeito da demanda a indústria de caminhões e ônibus para o componente. “É o cliente que irá determinar os volumes”, observa Wilson Lentini, diretor geral da unidade de turbos da BorgWarner. “Ano que vem teremos uma ideia melhor do que o mercado irá demandar.”

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Foto: BorgWarner/Divulgação

Décio Costa
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