A Volkswagen deu mais um pequeno passo na sua cruzada em favor do etanol como combustível do presente e do futuro no Brasil, assim como dos motores híbridos flex. Em seu último ato público como presidente da operação da América Latina, Pablo Di Si, já nomeado responsável para coordenar o processo de eletrificação da marca nos Estados Unidos, apresentou o programa Abasteça Consciente.
Parceria com várias empresas — Bosch, Raízen, Localiza, Shell, Volkswagen Financial Service, LM e Unica — o programa pretende incentivar o uso do combustível renovável nos veículos flex da marca por meio de benefícios para os clientes e foi apresentado durante o Rock In Rio, evento do qual a marca é patrocinadora e onde exibiu, além do Nivus, carro oficial do festival, os elétricos id.4 e, pela primeira vez, o id-buzz, van que remete à histórica Kombi.
Para isso, a empresa criou aplicativo que passa a integrar o sistema multimídia e que monitora a quantidade de etanol e gasolina no tanque, o consumo e a emissão de CO2 emitida no trajeto percorrido pelo veículo e custo por quilômetro rodado com um ou outro combustível, dentre outros indicadores.
O recurso também é oferecido no Meu VW, aplicativo para celulares e um programa de pontos da montadora e das empresas parceiras garantirá vantagens em serviços e produtos
Desde o ano passado a Volkswagen vem criando ações e medidas para o incentivo do etanol e o desenvolvimento do mercado de motores híbridos flex, que, contudo, ainda não chegaram à linha de produção. Di Si, porém, faz questão de reforçar a potencialidade da tecnologia como mais uma das alternativas para a mobilidade limpa a depender da região e da matriz energética:
” Vamos lançar carros flex, híbridos nos próximos anos. Mas é importante considerar que o Brasil é praticamente um continente e que não conseguiremos eletrificar toda a frota em um curto espaço de tempo, seria necessário muito investimento em infraestrutura. O etanol é a solução complementar tanto para veículos a combustão interna com quanto híbridos e elétricos, inclusive para células de combustível”.
Di Si reforça que 96% da frota Volkswagen no Brasil já são de automóveis e comerciais leves movidos por motores flex. Para os veículos fabricados a partir de 2012 e antes do lançamento do sistema de infotainment VW Play, a Bosch pretende desenvolver tecnologia conectada que também informará quanto CO2 deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol.
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