Desde 2016, a Jeep lidera, com folga, o segmento de SUVs, o maior do mercado brasileiro. Em 2022, apesar do avanço e de vários lançamentos das concorrentes, não é diferente e a marca norte-americana detém 20% dos emplacamentos de janeiro a agosto, seguida pela Volkswagen, com 16,7%, e pela Hyundai, com 9,8%.
A Fiat aparece na sexta posição. Sua fatia de 7,9% é inferior à da GM (9,5%) e da Toyota (9%). Mas essa desvantagem pode desaparecer rapidamente, em poucos meses até. Isso porque a marca italiana, que ingressou no segmento com o Pulse há apenas 11 meses, acaba de lançar um segundo modelo.
Nesta quarta-feira, 14, oficialmente, as mais de cinco centenas de concessionárias da marca começaram a vender o Fastback, produzido em Betim, MG. Os dirigentes da Fiat não escondem o entusiasmo com o modelo que tem a traseira estilo cupê, cujo conceito foi apresentado publicamente no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o último antes da pandemia.
Desenvolvido pelo departamento de design da Stellantis no Brasil, assim como o Pulse, com quem compartilha a plataforma, o Fastback de produção comercial se aproxima muito da proposta original e, mais do que os atributos comuns ao utilitários esportivos com vocação urbana, se destaca exatamente pelo desenho da carroceria, solução já bastante frequente nos utilitários esportivos de marcas premium, como Audi, BMW e Mercedes-Benz.
O estilo cupê num SUV nacional, entretanto, foi inaugurado há dois anos pelo Nivus, Volkswagen citado pela Fiat como um dos concorrentes do Fastback ao lado de, dentre outros, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e o T-Cross, também da Volkswagen.
Herlander Zola, vice-presidente Fiat América do Sul, calcula que, num primeiro momento, as vendas mensais do novo carro serão da ordem de até 3 mil unidades. Coincidência ou não, o mesmo volume do Nivus em 2022, mas muito aquém do desempenho comercial do próprio Pulse, que acumula média mensal de 4,3 mil licenciamentos, e especialmente dos modelos da Hyundai e Chevrolet, ambos na casa de 5 mil unidades.
Mesmo confirmado esse volume a princípio conservador — e considerando uma possível canibalização das versões topo do Pulse da ordem de 10%, segundo a própria marca —, a Fiat pode ultrapassar GM, Toyota e Hyundai e alcançar a terceira posição no ranking das marcas do segmento, ainda que os preços do novo modelo transitem na mesma faixa da maioria dos concorrentes.
O Fastback chega às revendas em três versões: Audace 200 (R$ 129.990,00), Impetus 200 (R$139.990,00) e a topo Limited Edition (R$ 149.990,00), que tem preparo da divisão esportiva Abarth. São duas opções do motor, ambos conhecidos de outras marcas e modelos da Stellantis: 1.0 turbo flex de 130 cavalos, acoplado à transmissão CVT no caso da versão de entrada e intermediária, e 1.3 turbo flex de 185 cavalos, exclusivo para a Limited Edition, assim como o câmbio automático de seis velocidades.
Naturalmente, a conformação da traseira é o grande atrativo do estilo do Fastback. Além das rodas de 17 e 18 polegadas (versão topo), chamam a atenção no exterior ainda os faróis em led, assim como as lanternas traseiras, que avançam sobre a tampa do porta-malas. O compartimento com 516 litros deve seduzir, inclusive, os consumidores que buscavam nos sedãs mais espaço para bagagens.
Se o design agrada, não será diferente com relação ao conjunto de itens de conforto, segurança e tecnologias embarcadas de série, farto desde a opção mais barata. Dele constam, por exemplo, o pacote de sistemas de auxílio à condução, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de manutenção em faixa de rolamento e comutador automático dos faróis.
Versões e preços
Fastback Audace 1.0 turbo flex – R$ 129.990,00
Fastback Impetus 1.0 turbo flex – R$ 139.990,00,00
Fastback Limited Edition 1.3 turbo flex – R$ 149.990,00
No interior, o painel não tem rebuscamentos, o ar-condicionado é sempre digital e há borboletas atrás do volante multifunção para trocas de marcha, assim como carregador de celular por indução. Na versão de entrada, a central multimidia é de 8,4 polegadas e de 10,1 polegadas nas demais, que têm ainda a sofisticação de cluster digital personalizável.
São ainda de série nas três versões freio de estacionamento eletrônico, auxílio de partida em rampa, airbags frontais e laterais, além de sendores traseiros de estacionamento e câmera de ré. Bancos em couro somente a partir da Impetus 200, versão que dispõe de teto pintado de preto e sensor de estacionamento dianteiro.
Com esse rol de equipamentos e preços, Zola acredita que as duas versões 1.0 devem responder, com igual participação, por cerca de 80% das vendas do novo SUV, cabendo à Limited, os 20% restantes. Uma curiosidade: embora tenha o no Limited Edition — edição limitada em português —, a Fiat não tem um número fechado para a sua produção, diz que será permanente.
Foto: Divulgação
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