Em vez de apresentar uma visão de longo prazo para o transporte de carga, a Scania preferiu levar para IAA Transportation 2022 soluções na trilha da descarbonização para o aqui e agora. Dentre os destaques, a fabricante trouxe dois novos motores a gás, com 420 cv e 460 cv para estarem disponíveis ao mercado a partir do terceiro trimestre de 2023.
Baseados no tradicional motor a gás de 13 litros da marca, os novos propulsores chegam para atender ampla necessidade no transporte, em especial de longas distâncias rodoviárias.
A empresa também enxerga que poderá suprir o interesse do transportador no uso de biometano para abandonar o combustível fóssil e descarbonizar as operações. Afinal, o biometano pode reduzir em até 90% a emissão de CO2, considerando o processo do poço à roda.
As novidades também carregam boas notícias para o Brasil. “Por ser produtos globais, certamente em algum momento esses motores serão oferecidos ao transportador brasileiro”, revelou Silvio Munhoz, diretor-geral de operações comerciais da Scania, em entrevista exclusiva ao grupo de jornalistas Carbono Zero, do qual AutoIndústria participa.
O executivo lembra que com o início das novas restrições da legislação do Proconve P8, a solução a gás poderá se beneficiar. “Caminhões a gás já são adequados ao Euro 6, portanto, não terão aumento de preço em função de adoção de nova tecnologia. Isso significa que atual diferença em torno de 40% mais caro em relação ao veículo a diesel deverá diminuir.”
Além das novas alternativas a gás, a Scania também dá destaque na feira a uma nova geração de caminhões movidos bateria nas cabines R e S em versões cavalo-mecânico e rígido. A oferta cobre dois níveis de potência, de 400 e 450 kW, para cumprir jornadas de até 350 km quando aplicado com conjunto de baterias com capacidade de 624 kWh.
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Foto: Scania/Divulgação
Na cobertura do IAA Transportation, o AutoIndústria está junto com o Carbono Zero, grupo de jornalistas especializados em transporte comercial.
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