Novidades atendem interesse do transportador europeu no uso de biometano e serão ofertas também no Brasil
Em vez de apresentar uma visão de longo prazo para o transporte de carga, a Scania preferiu levar para IAA Transportation 2022 soluções na trilha da descarbonização para o aqui e agora. Dentre os destaques, a fabricante trouxe dois novos motores a gás, com 420 cv e 460 cv para estarem disponíveis ao mercado a partir do terceiro trimestre de 2023.
Baseados no tradicional motor a gás de 13 litros da marca, os novos propulsores chegam para atender ampla necessidade no transporte, em especial de longas distâncias rodoviárias.
A empresa também enxerga que poderá suprir o interesse do transportador no uso de biometano para abandonar o combustível fóssil e descarbonizar as operações. Afinal, o biometano pode reduzir em até 90% a emissão de CO2, considerando o processo do poço à roda.
As novidades também carregam boas notícias para o Brasil. “Por ser produtos globais, certamente em algum momento esses motores serão oferecidos ao transportador brasileiro”, revelou Silvio Munhoz, diretor-geral de operações comerciais da Scania, em entrevista exclusiva ao grupo de jornalistas Carbono Zero, do qual AutoIndústria participa.
O executivo lembra que com o início das novas restrições da legislação do Proconve P8, a solução a gás poderá se beneficiar. “Caminhões a gás já são adequados ao Euro 6, portanto, não terão aumento de preço em função de adoção de nova tecnologia. Isso significa que atual diferença em torno de 40% mais caro em relação ao veículo a diesel deverá diminuir.”
Além das novas alternativas a gás, a Scania também dá destaque na feira a uma nova geração de caminhões movidos bateria nas cabines R e S em versões cavalo-mecânico e rígido. A oferta cobre dois níveis de potência, de 400 e 450 kW, para cumprir jornadas de até 350 km quando aplicado com conjunto de baterias com capacidade de 624 kWh.
LEIA MAIS
→Scania atualiza linha de ônibus com nova geração de veículos
→Scania faz 65 anos no País com a casa ampliada e mais capaz
Foto: Scania/Divulgação
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa