Projeto busca entregar maior autonomia ao permitir liberar espaço para inclusão de mais baterias
AVolvo Trucks revela no IAA Transportation 2022 um novo eixo traseiro totalmente elétrico, avanço que pretende adicionar à sua oferta de caminhões elétricos. A solução permite adotar mais baterias no veículo ao integrar motores elétricos e transmissão no eixo traseiro, o que resulta em aumento da autonomia nas operações.
A fabricante entende que o novo eixo cria oportunidades para a disseminação da eletrificação no transporte de longas distâncias. Segundo a marca, em especial nos futuros caminhões a hidrogênio que a Volvo pretende lançar a partir da segunda metade desta década, o ganho de espaço com uso do eixo elétrico será útil para instalação de outros componentes.
“Este é um avanço para caminhões elétricos e um sinal claro de que haverá uma enorme demanda por carregadores rápidos públicos para caminhões pesados em breve, principalmente ao longo de rodovias”, resume em nota Jessica Sandström, vice-presidente sênior global de produtos e sustentabilidade.
Atualmente a Volvo oferece seis modelos de caminhões elétricos para o mercado europeu. A estratégia da empresa na descarbonização do transporte segue três caminhos: baterias elétricas, células de combustível e motores a combustão acionados por combustíveis renováveis, como biogás, HVO e hidrogênio verde.
“Diferentes soluções técnicas são necessárias para enfrentar as mudanças climáticas, uma vez que a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere entre países e regiões, como também entre diferentes atribuições de transporte”, conclui Jessica Sandström.
LEIA MAIS
→Volvo começa a testar caminhão movido a hidrogênio
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País