Empresa

Hyundai inaugura fábrica de motores em Piracicaba

Planta de R$ 500 milhões é a primeira da montadora na América Latina

Investimento de R$ 500 milhões e depois de pouco mais de um ano de obras, a Hyundai  inaugurou formalmente nesta terça-feira, 20, em Piracicaba, SP, sua primeira fábrica de motores na América Latina. A unidade tem 17,7 mil metros quadrados de área construída, conta com 256 funcionários e capacidade produtiva inicial de 70 mil motores ao ano.

Erguida no mesmo site da fábrica de veículos, que completa sua primeira década também este mês, é a 13ª planta de motores da montadora sul-coreana em todo o mundo e adota conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. De lá agora saem apenas os motores 1.0 aspirados — os turbos, que equipam versões mais caras dos veículos nacionais, por enquanto seguem importados da Coreia do Sul.

Desde setembro de 2012  a Hyundai contabiliza a fabricação de mais de 1,7 milhão de unidades do hatch e sedã HB20 e do SUV Creta. Anualmente, a fábrica piracicabana pode produzir 210 mil veículos em três turnos, regime adotado já no primeiro ano de operação.

Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e Américas Central e do Sul, participou da solenidade de abertura da nova unidade ao lado de autoridades e de executivos da montadora e enfatizou a versatilidade do projeto:

“A planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil”.

Piracicaba, por exemplo, é a primeira fábrica da Hyundai em todo o mundo a adotar robôs autônomos para o transporte de peças entre os processos de fabricação. O equipamento, afirma a montadora, reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção e proporciona maior flexibilizaçãono momento de mudar a produção para outros veículos.

A Hyundai é a atual quinta marca de veículos mais vendida no Brasil. De janeiro a agosto, acumulou 122,5 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves e disputa unidade a unidade a quarta posição com a Toyota. Com 61,9 mil unidades negociadas, o HB20 é o carro de passeio mais vendido do País.

LEIA MAIS

→ Hyundai começa a vender o novo HB20S

→ Há dez anos no Brasil, Hyundai renova visual do HB20


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás