Empresa

BorgWarner planeja montar baterias no Brasil

Empresa enxerga crescimento da eletrificação em veículos comerciais, em especial de ônibus

Ao menos uma das rotas tecnológicas para a mobilidade a ser adotada pelo País já está no radar da BorgWarner. Independentemente das diversas soluções para a realidade brasileira, a tendência de eletrificação do ônibus se mostra mais visível para empresa. Para a atender a futura demanda, a empresa estuda localizar montagem de baterias no Brasil.

Arnaldo Iezzi Jr., vice-presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems na Europa, trabalha com uma estimativa de expansão de 400% nas vendas de veículos comerciais elétricos nos próximos cinco anos a partir do cenário atual.

“Ônibus deverá protagonizar a maior participação no crescimento. Adianto que temos um contrato global de fornecimento de baterias para uma montadora do segmento que também atua no Brasil”, resume Iezzi em entrevista on-line.

O executivo estima período de três a quatro anos para iniciar a operação, desenhada, incialmente, com a importação das células e a montagem da bateria e do sistema de gerenciamento por aqui. ‘Até lá, busca-se novos negócios com objetivo de garantir volumes para otimizar custos.”

Iezzi ainda lembra que o País é o quarto maior mercado de veículos comerciais do mundo e com imenso potencial de produzir células de baterias. “O Brasil tem recursos naturais abundantes das matérias-primas essenciais para a produção de baterias, como lítio e níquel, o que torna oportuno para atrair investimento.”

Presente no IAA Transportation 2022, a BorgWarner expôs suas mais recentes soluções para indústria automotiva. Dentre os destaques a empresa desenvolveu módulos de baterias planos com até 12 cm de espessura. O componente pode ser aplicado um sobre o outro e providenciar de 350V a 750V e carga de energia útil de 40 kWh. O desenvolvimento visa atender o segmento de comerciais leves e ônibus.

LEIA MAIS

→BorgWarner nacionaliza turbo de última geração

→BorgWarner comemora 45 anos de Brasil com novos contratos


Na cobertura do IAA Transportation 2022, o AutoIndústria está junto com o Carbono Zero, grupo de jornalistas especializados em transporte comercial de carga e passageiros.

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás