Empresa

Aos 65 anos, ferramentaria da VW comemora bons resultados

Unidade instalada na planta da Anchieta atende fábricas da Alemanha, China, Irã, Argentina, México e Hungria

Instalada na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo, SP, a área de ferramentaria da Volkswagen do Brasil está comemorando 65 anos de atividades  neste mês. Inaugurada em 2 de setembro de 1957, a unidade já forneceu ferramentas e dispositivos para a produção dos modelos ID.4 e ID.3, na Alemanha, e para vários outros veiculos na China, Irã, Argentina, México e Hungria.

“Além de fornecer para várias fábricas do grupo, a área está hoje estruturada para atender outros clientes no mercado. Esse perfil contribui para expandir suas atividades e gerar novas receitas”, explica Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

O perfil da equipe que trabalha na ferramentaria do ABC paulista compreende hoje 11% de mulheres – dentre elas engenheiras, ferramenteiras e operadoras de máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado) – e seus profissionais têm idade média de 37 anos.

“A área acompanha a evolução tecnológica das plantas da Volkswagen, sendo uma solução para todas elas. A ferramentaria tem um papel muito forte na qualidade e produtividade de nossos produtos” , afirma Miguel, informando ainda que a ferramentaria mantém contato com universidades, coo ITA, FGV e Universidade Federal do ABC, para melhorar os processos de construção de ferramentas e dispositivos ainda mais atrativos em razão do Rota 2030.

Um pouco de história

Foi no dia 2 de setembro de 1957 que a Volkswagen iniciou a montagem da primeira Kombi, com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo do Campo. Nesse período, o trabalho da ferramenta estava restrito à realização de ajustes. Foi com a chegada da primeira prensa, em agosto de 1958, que o setor iniciou a preparação do ferramental necessário à estampagem.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 27, a empresa lembra que o transporte da prensa de 94 toneladas entre o Porto de Santos e a fábrica da Anchieta exigiu uma operação complexa, com uma interrupção do tráfego de operações entre Santos e Santo André:

“Os trilhos duplos da linha férrea foram retirados para garantir o transporte ao longo da Serra do Mar. Na estação de Santo André, as partes do maquinário foram colocadas em grandes carretas para seguirem até destino final, em São Bernardo do Campo”.


Fotos Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás