Com o objetivo de contribuir com operações de rastreabilidade e fiscalização para coibir roubos e furtos, entra em vigor no próximo sábado, 1º de outubro, o Renagro, Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas, inscrição obrigatória para máquinas que transitem em via pública.
A adesão garante não apena a propriedade do bem, como também a segurança na comercialização do veículo e maior facilidade nos processos de financiamento. Detentora das marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra, a AGCO informa que o trator MF 6713 (foto acima) foi o primeiro equipamento agrícola do Brasil a ter o Renagro (número TR0001MAPA).
Como o regstro é feito diretamente nas concessionárias de máquinas agrícolas de forma gratuita e simplificada, a AGCO investiu em treinamento dos colaboradores de todas as suas redes para melhor atender o agricultor.
“O ID Agro é muito vantajoso ao produtor rural”, destaca Ana Helena Andrade, diretora de Assuntos Governamentais da AGCO América do Sul. .”Compatível com o nível tecnológico das máquinas, é um instrumento moderno de registro da propriedade de tratores e colheitadeiras feito de uma forma simples por meio de um aplicativo”.
LEIA MAIS
→Tudo azul no horizonte das máquinas agrícolas
→
Na sua avaliação, o produtor rural será beneficiado pela maior facilidade de rastreamento dos equipamentos e, em consequência, das melhores condições na contratação do seguro. “É uma importante melhoria no ambiente de negócios de máquinas, inclusive, simplificando a venda de usados.”
Regulamentado pelo Decreto n.º 11.014/2022, do Governo Federal, o Renagro é feito por meio do ID Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O registro é isento de emplacamento e licenciamento anual e equivale ao CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, dos demais veículos automotores, porém sem custos ao proprietário. Neste primeiro momento serão registrados tratores e colheitadeiras, mas há previsão da inclusão de novos maquinários, como pulverizadores.
Foto: Divulgação/AGCO