A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), começou a inserir na programação das linhas de montagem da fábrica de Resende (RJ) os novos caminhões desenvolvidos para atender a próxima fase do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, em vigor a partir de janeiro de 2023.
O lançamento comercial será na Fenatran, de 7 a 11 de novembro, em são Paulo, quando começam efetivamente as vendas. A marca entende que, diferentemente de outras ocasiões de mudança na legislação, não há movimento de antecipação de compra para renovar frota diante de inevitável aumento de preço dos novos produtos.
No caso da VWCO, os caminhões chegarão entre 15% e 20% mais caros em relação à linha atual. “O ano que vem já começa com a demanda pelo Euro 6. Com a falta de componentes, há uma limitação na capacidade da indústria. As entregas seguem com o que já foi negociado”, conta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO. “Mas apesar do aumento, os veículos estão agregando valor.”
Para o desenvolvimento dos novos caminhões, a fabricante aplicou R$ 1 bilhão, parte do programa anterior e parte do atual ciclo de R$ 2 bilhões de 2021 a 2025. No processo, foram mais de 6 milhões de quilômetros rodados e uso de 100 veículos de testes. O resultado é uma gama de 30 novos modelos reestilizados com motores mais potentes, agora com 170 cv a 530 cv, maior capacidade de carga e consumo melhorado por volta de 5%.
“Em média, a linha ganhou em torno de 10% a mais de potência, 5% mais torque, consumo 5% menor e custo total de propriedade reduzido em 10%”, garante Rodrigo Chaves, vice-presidente da engenharia. “As capacidades técnicas de carga também foram otimizadas, o que proporciona mais produtividade por viagem.”
De acordo com Alouche, os novos caminhões entregam mais do que os requisitos legais do Proconve P8, que exigiu 98% do material particulado e quase 100% do Nox se comparado à fase 1 do programa. “Os caminhões também proporcionaram mais conforto, eficiência e segurança com menor custo operacional.”
Em linhas gerais, itens de segurança ativa, como controles de tração e estabilidade passarão a estar presente desde os modelos leves da gama Delivery. Para aplicações urbanas na família de semipesados Constellation, a fabricante acrescentará a oferta de transmissão automática de oito velocidades.
No portfólio de pesados (Constellation e Meteor), os modelos ganharão de série trocas de marcha preditivas, recurso que antecipa e seleciona a relação mais adequada de potência e torque para superar aclives e declives. Mais novidades virão no segundo semestre de 2023, com a inclusão de painel digital com acesso a 80 funções e nova central multimídia.
A VWCO aproveita ainda a mudança de legislação para apresentar caminhão autônomo para uso na colheita de cana-de-açúcar. O projeto é uma parceria com a companhia de energia Raízen e a Raven, empresa de tecnologia de georreferenciamento. “A ideia é poder entregar um veículo que faz o papel de trator na safra e de caminhão na entressafra”, resume o vice-presidente de engenharia.
LEIA MAIS
→VWCO é a primeira montadora a oferecer caminhão por assinatura
→Meteor faz VWCO aparecer dentre os pesados
→VWCO amplia a família de caminhões Constellation
Fotos: VWCO/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024