Empresa

Volvo atualiza caminhões e inicia nova operação de motores no País

Além de adequar produtos para atender à nova legislação de emissões, fabricante traz para Curitiba montagem de motor de 8 litros para os VM

A Volvo apresentou os caminhões FH, FM, FMX e VM atualizadas com a tecnologia de pós-tratamento para atender às novas normas ambientais do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, em vigor a partir de 1º de janeiro. Para adequação, a marca adotou a versão mais recente do motor de 13 litros D13K para a linha F, novidade lançada na Europa no fim do ano passado. Por outra frente, inicia na fábrica de Curitiba (PR), nova operação de montagem do motor de 8 litros D8K para a gama dos VM.

Não só mais limpos, os caminhões também se tornaram mais econômicos. Pelas contas da Volvo, considerando como referência o Euro 3, a redução de Nox alcança 90% e do material particulado, 92%. No quesito consumo, os motores de 13 litros entregarão economia de 8%, enquanto os de 8 litros, 10%, relação aos propulsores atuais.

“A redução do consumo traz também menor emissão de CO2. Os aprimoramentos adotados entre o fim de 2014 e o começo de 2022 proporcionaram um ganho médio de 23% nas linhas de caminhões”, contabiliza Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. “Por ano, significa 100 milhões de litros de diesel a menos ou deixar de emitir 240 mil toneladas de CO2 na atmosfera.”

Os caminhões ganharam uma nova arquitetura eletrônica, bem como mais complexidade no sistema de pós-tratamento com três catalisadores e filtro nos motores de 13 litros e, nos de 8 litros, sistema EGR arrefecido.

Ajustados, os motores passaram ter tecnologia que garante menos diesel na combustão sem penalizar potência e torque. Em paralelo, a marca também aplicou a sétima geração da caixa de transmissão I-Shift, capaz de trocas de marcha mais rápidas e suaves.

Além da adequação ao Proconve P8, as modelos também receberam reforço na oferta de item de segurança ativa e passiva. A partir de janeiro, os caminhões passarão a ter de série controles de estabilidade e tração, piloto de cruzeiro adaptativo e recurso stop&go.

No pacote de novidade, se destaca o motor de 8 litros para a linha VM. Com a escolha da marca, o caminhão passa a ser um puro-sangue Volvo, inteiramente equipado com trem de força da fabricante, em versões de 290 cv e 360 cv. A gama integrará ainda versões cavalo-mecânico 4×2, modelo vocacionado às aplicações fora de estrada com o VMX 6×4 e opção de caixa manual de 9 velocidades da ZF.

Desde 2003, quando lançado, foi responsabilidade da MWM a produção e o fornecimento do motor para A Volvo. Inicialmente, o D8K chegará de operação indiana da fabricante por meio do chamado long block, parcialmente montado com bloco, virabrequim, pistão e bielas, e, então, concluído em Curitiba. Posteriormente, há possibilidade de ampliar localização.

“Nacionalizar conteúdo é sempre visto como objetivo na estratégia. Mas também a questão de volume para fazer sentido”, observa Cavalcanti, lembrando que em 2022, o VM deverá encerrar com vendas de 6,5 mil unidades somente no Brasil.

Os caminhões Volvo da linha Euro 6 estão programados para entrar em linha em meados de janeiro de 2023, após fim de férias coletivas, quando a empresa aproveitará período para alterações nas linhas necessárias para receber os produtos.

A Volvo adianta um custo inicial não inferior a 20% em toda linha. “O Euro 6 traz mais eletrônica que permite ampliar recursos e oferecer mais ao mercado”, resume o diretor executivo. “O cliente enxerga valor, que não diz respeito apenas ao preço, mas o que o produto é capaz de proporcionar.”

LEIA MAIS

→Grupo Volvo estreia no negócio de locação de veículos

→Volvo leva para o IAA eixo totalmente elétrico

→Volvo tem liderança nas duas mais representativas categorias do mercado


Fotos; Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás