Unidade nasce como a primeira totalmente neutra em carbono do Grupo Iveco
A FPT Industrial, empresa global do Grupo Iveco, inaugurou na terça-feira, 18, em Turim, Itália, fábrica dedicada à produção de trem força elétrico para veículos comerciais da organização. A unidade também é a primeira do grupo totalmente neutra em carbono.
Em área de 15 mil m², a fábrica tem sua própria usina geradora de energia que combina painéis solares e energia eólica. Em caso de necessidade adicional, a energia será comprada de fontes renováveis, como também a empresa compensará a emissão de CO2 com a aquisição de créditos de carbono. No espaço coberto de 6 mil m², a unidade incorpora plantas para absorção adicional de 7 toneladas de CO2 por ano.
A FPT adianta que quando em plena capacidade, a unidade empregará em torno de 200 pessoas para produzir 20 mil eixos elétricos e outras 20 mil baterias por ano. De acordo com a fabricante, os eixos serão destinados aos veículos pesados elétricos, como o caminhão Nikola Ter, e as baterias equiparão comerciais leve e microônibus, como os novos Iveco eDaily.
“A partir desta planta, forneceremos aplicações de e-powertrain que complementarão uma linha de motores já extensa, confirmando nossa vontade de oferecer aos clientes produtos e serviços certos para atender às suas necessidades em rápida mudança e nossa ambição de liderar a corrida da eletromobilidade”, resumiu em nota Gerrit Marx, CEO, Grupo Iveco.
A nova unidade adota ainda armazéns automatizados, tecnologias de realidade aumentada e virtual, sensores inteligentes, scanners 3D para medições de nível metrológico, simuladores de realidade 3D, robôs cooperativos e câmeras termográficas.
LEIA MAIS
→Iveco mostra no IAA resultados da parceria com a Nikola
→FPT assume participação na Blue Energy Motors
→FPT reforça capacidades para eletrificação
Foto: FPT Industrial/Divulgação
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027