Produto

Mercedes-Benz leva a eletrificação aos canteiros de obra

Fabricante mostra em feira alemã suas capacidades para atender ao setor de construção com veículos sem emissão de gases

A Mercedes-Benz Trucks desembarca na bauma, a principal feira internacional da indústria da construção em Munique, na Alemanha, com argumentos para acelerar a neutralidade de carbono no setor.

Com caminhões totalmente elétricos e configurações mais adequadas às aplicações do segmento, a empresa adiciona mais uma frente de ataque para que 60% de suas vendas de veículos comerciais na Europa sejam de modelos neutros em CO2 até 2030.

De acordo com a empresa, em torno de um quinto das vendas de caminhões da marca na região se destina aos canteiros de obras, o segundo mercado mais importante da fabricante, depois do transporte de carga rodoviário de longas distância. Para cativar esse segmento, soluções inéditas reforçam as capacidades da montadora.

Apresentado há poucas semanas no IAA Transportation 2022, em Hanover, o eActros LongHaul aparece mais uma vez, mas equipado com tomada de força elétrica inédita para aplicação como basculante. Desenvolvido em parceria com a Meiller, o sistema gera potência contínua de 58 kW e torque de 300 Nm para acionamento do sistema hidráulico do semirreboque sem emissão de CO2, além de nível de ruído reduzido.

Planejado para ser produzido em série em 2024, na fábrica de Wörth, o eActros LongHaul tem eixo eletrônico com dois motores elétricos integrados que entregam potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW. São três baterias montadas abaixo do quadro, o que resultam em capacidade total de 600 kWh. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em estação de um megawatt. Com carga completa, a autonomia do caminhão é de cerca de 500 quilômetros.

A fabricante também aproveita o evento para mostrar protótipo do Arocs elétrico. Modelo especialmente desenvolvido para o fora de estrada. Na feira, preparado pelo Grupo Paul, empresa especializada em veículos especiais, o caminhão surge em configuração 8×4 com betoneira de acionamento elétrico da Liebherr-Mischtechnik. O equipamento utiliza a energia das baterias por meio de uma tomada de força. Segundo a Mercedes-Benz, como betoneiras apresentam uso intensivo de energia, muito CO2 pode ser economizado por meio da eletrificação.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz trilha diversas rotas em meio a muitos desafios

→Mercedes-Benz mostra o eActros para longas distâncias


Foto: Mercedes-Benz Trucks/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás