As Empresas Randon começam a entregar ao mercado as primeiras unidades dos semirreboques Hybrid R equipados com eixo elétrico. A tecnologia exclusiva do grupo, desenvolvida pela Suspensys, incorpora na carreta força de tração auxiliar no conjunto veicular.

A mineradora chilena SQM e a produtora de celulose CMPC são os primeiros clientes a adotar a solução. No primeiro caso, a empresa receberá nas próximas semanas duas unidades dos modelos basculante e tanque para atuarem no transporte da operação de lítio. No segundo, uma versão de semirreboque florestal estará a serviço da transportadora Expresso Nepomuceno em rota entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel.

De acordo com Randon, as encomendas demonstram a versatilidade de uso da tecnologia para diferentes aplicações e tipos de veículos pesados. “Independentemente do modelo, a tecnologia se adapta às necessidades do transportador para otimizar ganhos e benefícios na operação e ao meio ambiente”, observa em nota Ricardo Escoboza, diretor-superintendente da divisão Autopeças das Empresas Randon.

O e-Sys, como é chamado sistema de tração auxiliar elétrico da Randon, recupera a energia gerada de declives e frenagens para ser usada posteriormente em aclives e ultrapassagens. Segundo a empresa, a depender da aplicação, topografia e peso do veículo, a economia de combustível pode chegar a 25%.

LEIA MAIS

→Carretas Randon com eixo elétrico iniciam fase de testes em operações reais

→Randon incorpora motor elétrico no semirreboque


Foto: Márcio Campo/Empresas Randon/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!