Mineradora chilena e fabricante de celulose no Brasil adotam semirreboques com eixo elétrico
As Empresas Randon começam a entregar ao mercado as primeiras unidades dos semirreboques Hybrid R equipados com eixo elétrico. A tecnologia exclusiva do grupo, desenvolvida pela Suspensys, incorpora na carreta força de tração auxiliar no conjunto veicular.
A mineradora chilena SQM e a produtora de celulose CMPC são os primeiros clientes a adotar a solução. No primeiro caso, a empresa receberá nas próximas semanas duas unidades dos modelos basculante e tanque para atuarem no transporte da operação de lítio. No segundo, uma versão de semirreboque florestal estará a serviço da transportadora Expresso Nepomuceno em rota entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel.
De acordo com Randon, as encomendas demonstram a versatilidade de uso da tecnologia para diferentes aplicações e tipos de veículos pesados. “Independentemente do modelo, a tecnologia se adapta às necessidades do transportador para otimizar ganhos e benefícios na operação e ao meio ambiente”, observa em nota Ricardo Escoboza, diretor-superintendente da divisão Autopeças das Empresas Randon.
O e-Sys, como é chamado sistema de tração auxiliar elétrico da Randon, recupera a energia gerada de declives e frenagens para ser usada posteriormente em aclives e ultrapassagens. Segundo a empresa, a depender da aplicação, topografia e peso do veículo, a economia de combustível pode chegar a 25%.
LEIA MAIS
→Carretas Randon com eixo elétrico iniciam fase de testes em operações reais
→Randon incorpora motor elétrico no semirreboque
Foto: Márcio Campo/Empresas Randon/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.