Marca da Stellantis seguirá no mercado chinês com produtos importados
AStellantis anunciou nesta segunda-feira, 31, que aprovou em conjunto com a GCA – Guangzhou Automobile Group, resolução autorizando a joint venture GAC-FCA a declarar falência. A empresa fabricava e distribuía modelos da Jeep na China, maior mercado automotivo mundial e vinha acumulando resultados comerciais e financeiros negativos nos últimos anos.
Em nota, a Stellantis afirma que “reduziu totalmente o valor de seu investimento na GAC-FCA e outros ativos relacionados em seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2022 […e que] continuará fornecendo serviços de qualidade para clientes da marca Jeep existentes e futuros na China”.
Depois de manifestar a intenção de ampliar sua participação na GAC-FCA, em julho a quarta maior montadora mundial decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos e que a Jeep seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.
“Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China”, afirmou então a empresa, que montava Compass e Cherokee
Importar veículos pode ser a estratégia da Stellantis também para outras marcas do grupo na China.Carlos Tavares, CEO da Stellantis, já admitiu estudos para Peugeot e Citroen.
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A parceria GAC-FCA foi deficitária nos últimos anos e as vendas locais da Jeep recuaram 50% em 2021, para marginais 20,4 mil veículos, e praticamente cessaram desde meados no primeiro semestre. Em 2017, por exemplo, a Jeep havia negociado na China 205 mil unidades.
A Stellantis detem 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação.
Foto: Divulgação
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