Indústria

Joint venture chinesa da Jeep pedirá falência

Marca da Stellantis seguirá no mercado chinês com produtos importados

AStellantis anunciou nesta segunda-feira, 31, que aprovou em conjunto com a GCA – Guangzhou Automobile Group, resolução autorizando a joint venture GAC-FCA a declarar falência. A empresa fabricava e distribuía modelos da Jeep na China, maior mercado automotivo mundial e vinha acumulando resultados comerciais e financeiros negativos nos últimos anos.

Em nota, a Stellantis  afirma que “reduziu totalmente o valor de seu investimento na GAC-FCA e outros ativos relacionados em seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2022 […e que] continuará fornecendo serviços de qualidade para clientes da marca Jeep existentes e futuros na China”.

Depois de manifestar a intenção de ampliar sua participação na GAC-FCA, em julho a quarta maior montadora mundial decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos e que a Jeep seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.

“Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China”, afirmou então a empresa, que montava Compass e Cherokee

Importar veículos pode ser a estratégia da Stellantis também para outras marcas do grupo na China.Carlos Tavares, CEO da Stellantis,  já admitiu estudos para Peugeot e Citroen.

LEIA MAIS

→ Stellantis faz da economia circular aliada para metas de carbono zero

→ Stellantis mais do que triplica receita na América do Sul

A parceria GAC-FCA foi deficitária nos últimos anos e as vendas locais da Jeep recuaram 50% em 2021, para marginais 20,4 mil veículos, e praticamente cessaram desde meados no primeiro semestre.  Em 2017, por exemplo, a Jeep havia negociado na China 205 mil unidades.

A Stellantis detem 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás