O mercado de veículos leves seguiu derrapando em outubro. Dados preliminares fornecidos por uma fonte do varejo indicam 169,2 mil emplacamentos, o que indica queda próxima de 7% em relação aos números de setembro, que foram na faixa de 181 mil. Em agosto, o melhor mês de 2022, as vendas superaram 194 mil automóveis e comerciais leves.
Segundo relatório de análise setorial divulgado nesta terça-feira, 1, pela Bright Consulting, houve queda inclusive na média diária de vendas – foram 20 dias úteis em outubro contra 21 em setembro. Segundo a consultoria, os números de emplacamentos foram de, respectivamente, 8,4 mil e 8,6 mil unidades, ou seja, retração próxima de 2%.
No acumulado dos dez meses do ano, o mercado atingiu 1,57 milhão de licenciamentos de automóveis e comerciais leves, recuo de 3% sobre o mesmo período do ano passado (1,63 milhão).
O último trimestre deste ano tende a ser melhor do que os meses outubro a dezembro de 2021 porque o problema de desabastecimento de componentes, principalmente de semicondutores, estava bem mais grave há um ano. A média diária em outubro do ano passado, por exemplo, foi de 7,5 mil unidades.
Por causa do feriado de Finados, a Fenabrave só deve divulgar os números oficiais de vendas na próxima quinta-feira, 3. A Anfavea vai revelar os números todais do setor, incluindo produção e exportações, apenas na terça-feira da próxima semana, 8.
A Fiat segue firme na liderança do mercado automotivo brasileiro. Com 37,4 mil emplacamentos em outubro, equivalentes a 22,1% de participação, acumulou venda de 343,5 mil unidades em 2022, fatia de 21,9%. A Chevrolet aparece em segundo no mês e também no ano, com total de 231,8 mil licenciamentos nos dez meses e participação de 14,8% em 2022.
Na sequência do ranking das dez marcas mais vendidas ao longo de janeiro a outubro (veja gráfico abaixo) vêm Volkswagen, Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Peugeot.
Emplacamento Acumulado: 2022 | ||
Marca | Volume | Share |
FIAT | 343,528 | 21.9% |
CHEVROLET | 231,873 | 14.8% |
VOLKSWAGEN | 208,037 | 13.2% |
HYUNDAI | 155,159 | 9.9% |
TOYOTA | 153,100 | 9.7% |
JEEP | 110,456 | 7.0% |
RENAULT | 101,462 | 6.5% |
HONDA | 45,229 | 2.9% |
NISSAN | 44,663 | 2.8% |
PEUGEOT | 34,606 | 2.2% |
De acordo com a Bright Consultirg, a participação de vendas diretas voltou a cumprir papel importante para o bom resultado de outubro: “Se até a primeira quinzena as vendas diretas correspondiam a 45% do total, no fim do mês esse número saltou para 51%, mantendo participação acima dos 50% verificada também em agosto e setembro. Nossa previsão para o mercado de leves no ano segue sem alteração, com projeção de 1,97 milhão de emplacamentos”.
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024