Mercado

Mercado de veículos leves tem novo recuo em outubro

Média diária de venda teve queda na faixa de 2%. Fiat segue firme na liderança, com 21,9% de participação.

O mercado de veículos leves seguiu derrapando em outubro. Dados preliminares fornecidos por uma fonte do varejo indicam 169,2 mil emplacamentos, o que indica queda próxima de 7% em relação aos números de setembro, que foram na faixa de 181 mil. Em agosto, o melhor mês de 2022, as vendas superaram 194 mil automóveis e comerciais leves.

Segundo relatório de análise setorial divulgado nesta terça-feira, 1, pela Bright Consulting, houve queda inclusive na média diária de vendas – foram 20 dias úteis em outubro contra 21 em setembro. Segundo a consultoria, os números de emplacamentos foram de, respectivamente, 8,4 mil e 8,6 mil unidades, ou seja, retração próxima de 2%.

No acumulado dos dez meses do ano, o mercado atingiu 1,57 milhão de licenciamentos de automóveis e comerciais leves, recuo de 3% sobre o mesmo período do ano passado (1,63 milhão).

O último trimestre deste ano tende a ser melhor do que os meses outubro a dezembro de 2021 porque o problema de desabastecimento de componentes, principalmente de semicondutores, estava bem mais grave há um ano. A média diária em outubro do ano passado, por exemplo, foi de 7,5 mil unidades.

Por causa do feriado de Finados, a Fenabrave só deve divulgar os números oficiais de vendas na próxima quinta-feira, 3. A Anfavea vai revelar os números todais do setor, incluindo produção e exportações, apenas na terça-feira da próxima semana, 8.

A Fiat segue firme na liderança do mercado automotivo brasileiro. Com 37,4 mil emplacamentos em outubro, equivalentes a 22,1% de participação, acumulou venda de 343,5 mil unidades em 2022, fatia de 21,9%. A Chevrolet aparece em segundo no mês e também no ano, com total de 231,8 mil licenciamentos nos dez meses e participação de 14,8% em 2022.

Na sequência do ranking das dez marcas mais vendidas ao longo de janeiro a outubro (veja gráfico abaixo) vêm Volkswagen, Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Peugeot.

Emplacamento Acumulado: 2022
Marca Volume Share
FIAT 343,528 21.9%
CHEVROLET 231,873 14.8%
VOLKSWAGEN 208,037 13.2%
HYUNDAI 155,159 9.9%
TOYOTA 153,100 9.7%
JEEP 110,456 7.0%
RENAULT 101,462 6.5%
HONDA 45,229 2.9%
NISSAN 44,663 2.8%
PEUGEOT 34,606 2.2%

De acordo com a Bright Consultirg, a participação de vendas diretas voltou a cumprir papel importante para o bom resultado de outubro: “Se até a primeira quinzena as vendas diretas correspondiam a 45% do total, no fim do mês esse número saltou para 51%, mantendo participação acima dos 50% verificada também em agosto e setembro. Nossa previsão para o mercado de leves no ano segue sem alteração, com projeção de 1,97 milhão de emplacamentos”.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás