Empresa

Marcopolo tem receita trimestral recorde

Empresa faturou R$ 1,5 bilhão de julho a setembro e atingiu R$ 3,6 bilhões no ano

A normalização do mercado interno de ônibus favoreceu os negocios da Marcopolo entre julho e setembro, período em que registrou receita operacional líquida trimestral recorde de R$ 1,5 bilhão, valor 100% superior ao do teceiro trimestre de 2021. A empresa produziu 4.079 ônibus, alta de 84,6% no mesmo comparativo.

Dos negócios, 60% foram destinados ao segmento de rodoviários pesados no Brasil, favorecido pela retomada do turimo de longa distância. A fabricante com sede em Caxias do Sul, RS, teve participação de 53,1% na produção brasileira de carrocerias.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o faturamento líquido foi de R$ 3,626 bilhões, crescimento de 50,2% frente aos R$ 2,415 bilhões de janeiro a setembro do ano passado.

O lucro bruto consolidado atingiu R$ 232,2 milhões no terceiro trimestre, com margem de 15,3% e aumento de 222,5% em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação do acumulado interanual, o lucro bruto teve um incremento de 104,1% e chegou aos R$ 475,8 milhões.

LEIA MAIS

Com 102,6 mil vendas no ano, mercado de caminhões retrai 2%

Marcopolo inicia teste com o ônibus elétrico Attivi

“Os resultados demonstram a recuperação da produção na indústria brasileira de ônibus no terceiro trimestre deste ano e nos aproxima dos volumes pré-pandemia, levando-se em conta os números de 2019″, comenta José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo. “A ausência de impactos significativos associados à falta de componentes e de chassis contribuiu com o crescimento acelerado das nosas operações domésticas. Essa normalização gradual traz boas perspectivas também para o útlimo trimestre”.

Na avaliação da companhia, o também o segmento de urbanos deve ter bons resultados neste final de ano a partir de investimentos diretos do poder público e a venda de veículos de maior valor agregado, incluindo modelos elétricos e articulados. A exploração de novos modais também é considerada pela empresa, por meio da Marcopolo Rail.

No caso do programa Caminho da Escola, a Marcopolo entregou 1.221 unidades no terceiro trimestre, incluindo modelos Volare. Suas exportações atingiram 1.321 unidades de julho a setembro, crescimento de 96% em comparação ao mesmo período de 2021.


Foto: Divulgação/Marcopolo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás