Empresa

Marcopolo tem receita trimestral recorde

Empresa faturou R$ 1,5 bilhão de julho a setembro e atingiu R$ 3,6 bilhões no ano

A normalização do mercado interno de ônibus favoreceu os negocios da Marcopolo entre julho e setembro, período em que registrou receita operacional líquida trimestral recorde de R$ 1,5 bilhão, valor 100% superior ao do teceiro trimestre de 2021. A empresa produziu 4.079 ônibus, alta de 84,6% no mesmo comparativo.

Dos negócios, 60% foram destinados ao segmento de rodoviários pesados no Brasil, favorecido pela retomada do turimo de longa distância. A fabricante com sede em Caxias do Sul, RS, teve participação de 53,1% na produção brasileira de carrocerias.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o faturamento líquido foi de R$ 3,626 bilhões, crescimento de 50,2% frente aos R$ 2,415 bilhões de janeiro a setembro do ano passado.

O lucro bruto consolidado atingiu R$ 232,2 milhões no terceiro trimestre, com margem de 15,3% e aumento de 222,5% em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação do acumulado interanual, o lucro bruto teve um incremento de 104,1% e chegou aos R$ 475,8 milhões.

LEIA MAIS

Com 102,6 mil vendas no ano, mercado de caminhões retrai 2%

Marcopolo inicia teste com o ônibus elétrico Attivi

“Os resultados demonstram a recuperação da produção na indústria brasileira de ônibus no terceiro trimestre deste ano e nos aproxima dos volumes pré-pandemia, levando-se em conta os números de 2019″, comenta José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo. “A ausência de impactos significativos associados à falta de componentes e de chassis contribuiu com o crescimento acelerado das nosas operações domésticas. Essa normalização gradual traz boas perspectivas também para o útlimo trimestre”.

Na avaliação da companhia, o também o segmento de urbanos deve ter bons resultados neste final de ano a partir de investimentos diretos do poder público e a venda de veículos de maior valor agregado, incluindo modelos elétricos e articulados. A exploração de novos modais também é considerada pela empresa, por meio da Marcopolo Rail.

No caso do programa Caminho da Escola, a Marcopolo entregou 1.221 unidades no terceiro trimestre, incluindo modelos Volare. Suas exportações atingiram 1.321 unidades de julho a setembro, crescimento de 96% em comparação ao mesmo período de 2021.


Foto: Divulgação/Marcopolo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Acea: venda de veículos comerciais recua 12% no 1º trimestre.

Na Europa, apenas o segmento de ônibus encerrou o período em crescimento

% dias atrás

Sobre abril de 2024, mercado de veículos leves recua 5,3%

É a primeira queda em 2025 no comparativo interanual. Índice de alta no acumulado ano…

% dias atrás

Vendas de veículos da Tesla “derretem” na Europa

Enquanto licenciamentos de elétricos a bateria cresceram 28% até março, marca amarga recuo de 37%

% dias atrás

Brasil foi escolhido para sediar P&D de agronegócio da Bosch

Nova estrutura envolve investimento de R$ 200 milhões nos próximos 3 anos e 100 novos…

% dias atrás