AFord está ampliando seu portfólio de veículos comerciais no Brasil. Esta semana, na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, em São Paulo, a marca apresenta três novidades para o segmento. Em 2023, os furgões e minibus Transit ganharão câmbio automático, juntamente com uma versão chassi-cabine e a E-Transit, versão totalmente elétrica.

“O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, enfatiza Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, que destaca especialmente a chegada da versão chassis, que representa 40% do mercado de vans.

A Transit será a segunda van vendida no País com transmissão automática. Fabricada no Uruguai, o modelo chegou ao mercado há um ano com versão de passageiros e em abril como furgão. O câmbio automático ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, justifica a marca.

A nova transmissão estará nas revendas no primeiro semestre de 2023 nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo, com capacidade de 12,4 m3.

Já no segundo semestre chega a versão chassi, também em duas versões, de 3.500 kg e 4.700 kg de PBT.  Segundo a Ford, com capacidade de carga de até 2.600 kg, a Transit Chassi atenderá operações como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

 

Ford E-Transit

Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, confirmou ainda o lançamento da E-Transit, van elétrica já conhecida nos Estados Unidos e na Europa. O veículo de tração dianteira é movido por motor elétrico movimentado a partir da energia de bateria de ions de lítio de 68 quilowatts.

A autonomia é estimada em 317 km, com carregamento feito em corrente contínua, de modo rápido, ou corrente alternada. A instalação da bateria no assoalho preserva o espaço para carga e, segundo a Ford, o custo total de operação é 40% menor do que o de uma van similar a combustão.

Além dos três novos produtos, a Ford  pretende expandir sua participação no segmento por meio de serviços, como extensão de garantia e, sobretudo, o Ford Go, programa de assinaturas que passa a ser oferecido não só para linha Transit, mas também para a picape Ranger.

A modalidade atenderá clientes individuais e frotas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses e cotas de rodagem de 2 mil, 3 mil ou 4 mil km mensais. “A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, lembra Lastra.


Foto:  Divulgação

 

George Guimarães
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