Lançamentos

Transit ganha versões elétrica, chassi-cabine e câmbio automático

Novidades da Ford estarão nas revendas a partir de 2023

AFord está ampliando seu portfólio de veículos comerciais no Brasil. Esta semana, na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, em São Paulo, a marca apresenta três novidades para o segmento. Em 2023, os furgões e minibus Transit ganharão câmbio automático, juntamente com uma versão chassi-cabine e a E-Transit, versão totalmente elétrica.

“O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, enfatiza Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, que destaca especialmente a chegada da versão chassis, que representa 40% do mercado de vans.

A Transit será a segunda van vendida no País com transmissão automática. Fabricada no Uruguai, o modelo chegou ao mercado há um ano com versão de passageiros e em abril como furgão. O câmbio automático ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, justifica a marca.

A nova transmissão estará nas revendas no primeiro semestre de 2023 nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo, com capacidade de 12,4 m3.

Já no segundo semestre chega a versão chassi, também em duas versões, de 3.500 kg e 4.700 kg de PBT.  Segundo a Ford, com capacidade de carga de até 2.600 kg, a Transit Chassi atenderá operações como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

 

Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, confirmou ainda o lançamento da E-Transit, van elétrica já conhecida nos Estados Unidos e na Europa. O veículo de tração dianteira é movido por motor elétrico movimentado a partir da energia de bateria de ions de lítio de 68 quilowatts.

A autonomia é estimada em 317 km, com carregamento feito em corrente contínua, de modo rápido, ou corrente alternada. A instalação da bateria no assoalho preserva o espaço para carga e, segundo a Ford, o custo total de operação é 40% menor do que o de uma van similar a combustão.

Além dos três novos produtos, a Ford  pretende expandir sua participação no segmento por meio de serviços, como extensão de garantia e, sobretudo, o Ford Go, programa de assinaturas que passa a ser oferecido não só para linha Transit, mas também para a picape Ranger.

A modalidade atenderá clientes individuais e frotas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses e cotas de rodagem de 2 mil, 3 mil ou 4 mil km mensais. “A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, lembra Lastra.


Foto:  Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás