Lançamentos

Mercedes-Benz lança caminhão autônomo nível 4

Primeiros veículos que dispensam motorista em circuito fechado serão entregues até o começo de 2023

A Mercedes-Benz  faz da Fenatran, de 7 a 11 deste mês, uma vitrina de sua linha de veículos com motorização Proconve P8, equivalente Euro 6, mas também daquilo que vê como o futuro do transporte de carga. No stand da marca alemã destacam-se o cavalo-meânico eActros 300, elétrico a bateria já uma realidade na Europa, e o primeiro caminhao autonomo nível 4 do Brasil.

O eActros é, na verdade uma sondagem inicial da Mercedes-Benz sobre as potencialidades de mercado, preferência e necessidades dos clientes com relação à mobilidade elétrica. Ainda assim, a Mercedes-Benz Trucks deslocou para apresentá-lo na mostra paulistana ninguém menos do que Karin Rådström, sua CEO mundial.

Em um breve discurso,  a executiva destacou que, como maior mercado mundial da empresa, o Brasil seguirá com relevância nos planos de expansão da eletrificação global. Por outro lado, Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, adiantou que o eActros não será comercializado no Brasil ainda. “Nosso objetivo ao trazer este moderno caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos”, enfatizou.

O modelo exibido na Fenatran foi apresentado recentemente na Europa e começará a ser produzido no segundo semestre de 2023. Assim como no eActros 300 já conhecido, o trem de força contempla dois motores elétricos integrados montados no eixo traseiro e geram potência contínua de 330 kW e potência máxima de 400 kW.

Karin Rådström: Brasil dentre as prioridades.

Bem mais próximo dos transportadores brasileiros é a segunda grande atração da marca: o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação. Em parceria com a startup brasileira da Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação, a Mercedes-Benz já oferece o cavalo mecânico Atego 1730 capaz de  transitar sem qualquer auxílio ou supervisão de um motoristas em circuitos fechados de baixa velocidade.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas  e Marketing Caminhões e Ônibus, não revela o valor do caminhão autônomo. “Até porque o preço depende de cada operação”, justifica o executivo, que antecipa que o primeiro cliente, localizado no interior de são Paulo, já estuda a compra de 20 unidades no total.

“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, acrescenta Leoncini. “Passamos a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos. Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específica.”


Foto:  Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás