Lançamentos

Mercedes-Benz lança caminhão autônomo nível 4

Primeiros veículos que dispensam motorista em circuito fechado serão entregues até o começo de 2023

A Mercedes-Benz  faz da Fenatran, de 7 a 11 deste mês, uma vitrina de sua linha de veículos com motorização Proconve P8, equivalente Euro 6, mas também daquilo que vê como o futuro do transporte de carga. No stand da marca alemã destacam-se o cavalo-meânico eActros 300, elétrico a bateria já uma realidade na Europa, e o primeiro caminhao autonomo nível 4 do Brasil.

O eActros é, na verdade uma sondagem inicial da Mercedes-Benz sobre as potencialidades de mercado, preferência e necessidades dos clientes com relação à mobilidade elétrica. Ainda assim, a Mercedes-Benz Trucks deslocou para apresentá-lo na mostra paulistana ninguém menos do que Karin Rådström, sua CEO mundial.

Em um breve discurso,  a executiva destacou que, como maior mercado mundial da empresa, o Brasil seguirá com relevância nos planos de expansão da eletrificação global. Por outro lado, Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, adiantou que o eActros não será comercializado no Brasil ainda. “Nosso objetivo ao trazer este moderno caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos”, enfatizou.

O modelo exibido na Fenatran foi apresentado recentemente na Europa e começará a ser produzido no segundo semestre de 2023. Assim como no eActros 300 já conhecido, o trem de força contempla dois motores elétricos integrados montados no eixo traseiro e geram potência contínua de 330 kW e potência máxima de 400 kW.

Karin Rådström: Brasil dentre as prioridades.

Bem mais próximo dos transportadores brasileiros é a segunda grande atração da marca: o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação. Em parceria com a startup brasileira da Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação, a Mercedes-Benz já oferece o cavalo mecânico Atego 1730 capaz de  transitar sem qualquer auxílio ou supervisão de um motoristas em circuitos fechados de baixa velocidade.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas  e Marketing Caminhões e Ônibus, não revela o valor do caminhão autônomo. “Até porque o preço depende de cada operação”, justifica o executivo, que antecipa que o primeiro cliente, localizado no interior de são Paulo, já estuda a compra de 20 unidades no total.

“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, acrescenta Leoncini. “Passamos a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos. Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específica.”


Foto:  Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás