Primeiros veículos que dispensam motorista em circuito fechado serão entregues até o começo de 2023
A Mercedes-Benz faz da Fenatran, de 7 a 11 deste mês, uma vitrina de sua linha de veículos com motorização Proconve P8, equivalente Euro 6, mas também daquilo que vê como o futuro do transporte de carga. No stand da marca alemã destacam-se o cavalo-meânico eActros 300, elétrico a bateria já uma realidade na Europa, e o primeiro caminhao autonomo nível 4 do Brasil.
O eActros é, na verdade uma sondagem inicial da Mercedes-Benz sobre as potencialidades de mercado, preferência e necessidades dos clientes com relação à mobilidade elétrica. Ainda assim, a Mercedes-Benz Trucks deslocou para apresentá-lo na mostra paulistana ninguém menos do que Karin Rådström, sua CEO mundial.
Em um breve discurso, a executiva destacou que, como maior mercado mundial da empresa, o Brasil seguirá com relevância nos planos de expansão da eletrificação global. Por outro lado, Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, adiantou que o eActros não será comercializado no Brasil ainda. “Nosso objetivo ao trazer este moderno caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos”, enfatizou.
O modelo exibido na Fenatran foi apresentado recentemente na Europa e começará a ser produzido no segundo semestre de 2023. Assim como no eActros 300 já conhecido, o trem de força contempla dois motores elétricos integrados montados no eixo traseiro e geram potência contínua de 330 kW e potência máxima de 400 kW.
Bem mais próximo dos transportadores brasileiros é a segunda grande atração da marca: o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação. Em parceria com a startup brasileira da Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação, a Mercedes-Benz já oferece o cavalo mecânico Atego 1730 capaz de transitar sem qualquer auxílio ou supervisão de um motoristas em circuitos fechados de baixa velocidade.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus, não revela o valor do caminhão autônomo. “Até porque o preço depende de cada operação”, justifica o executivo, que antecipa que o primeiro cliente, localizado no interior de são Paulo, já estuda a compra de 20 unidades no total.
“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, acrescenta Leoncini. “Passamos a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos. Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específica.”
Foto: Divulgação
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