A Volvo aproveitou a Fenatran 2022, de portas abertas de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, para anunciar o começo da trajetória na eletrificação do transporte de carga no País. A marca escolheu a recente versão 100% elétrica do FM lançada na Europa para testes com clientes no início do ano que vem.
O modelo é talhado para operações de distribuição para o varejo e transporte regional para atender necessidades de até 40 toneladas de peso bruto total. Com pacote de seis baterias, o caminhão entrega autonomia de até 300 quilômetros.
“Queremos vender e produzir caminhão elétrico aqui. E no momento certo, isso irá acontecer”, resumiu Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina em sua apresentação na Fenatran. “Estamos em contato com os clientes que queiram investir com a Volvo nesta jornada.”
Lirmann, no entanto, entende que não existe uma única solução na trilha da descarbonização do transporte. Para o executivo, conviverão os veículos elétricos a bateria, os elétricos a hidrogênio, como também os combustíveis alternativos. “Serão soluções para cada segmento, aplicação e perfil do cliente.”
Na Europa, a Volvo iniciou produção em série do FL Electric em 2019. Hoje, já ganharam as linhas seis modelos movidos a baterias, o que inclui os VNR na América do Norte. Até o momento, a fabricante conta mais de 3,5 mil unidades elétricas vendidas em mais de 30 países. A meta é de que 50% das vendas sejam de veículos eletrificados até 2030 e chegar a 100% em 2040.
Além do FM Electric, a Volvo mostra na Fenatran toda a linha de caminhões atualizada para cumprir às normas do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, já adiantada pela marca. Para Lirmann, mais que a obrigação legal, os novos produtos também contribuem com a descarbonização no transporte, afinal, de acordo com a marca, a linha F proporcionará redução de 8% de combustível, enquanto os VM, 10%, em relação às gerações anteriores.
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Foto: Grupo Volvo/Divulgação
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