Empresa

Volvo dá os primeiros passos na eletrificação do transporte no País

Fabricante traz para a Fenatran 2022 versão elétrica do FM, modelo escolhido para iniciar testes com clientes no começo do ano que vem

A Volvo aproveitou a Fenatran 2022, de portas abertas de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, para anunciar o começo da trajetória na eletrificação do transporte de carga no País. A marca escolheu a recente versão 100% elétrica do FM lançada na Europa para testes com clientes no início do ano que vem.

O modelo é talhado para operações de distribuição para o varejo e transporte regional para atender necessidades de até 40 toneladas de peso bruto total. Com pacote de seis baterias, o caminhão entrega autonomia de até 300 quilômetros.

“Queremos vender e produzir caminhão elétrico aqui. E no momento certo, isso irá acontecer”, resumiu Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina em sua apresentação na Fenatran. “Estamos em contato com os clientes que queiram investir com a Volvo nesta jornada.”

Lirmann, no entanto, entende que não existe uma única solução na trilha da descarbonização do transporte. Para o executivo, conviverão os veículos elétricos a bateria, os elétricos a hidrogênio, como também os combustíveis alternativos. “Serão soluções para cada segmento, aplicação e perfil do cliente.”

Na Europa, a Volvo iniciou produção em série do FL Electric em 2019. Hoje, já ganharam as linhas seis modelos movidos a baterias, o que inclui os VNR na América do Norte. Até o momento, a fabricante conta mais de 3,5 mil unidades elétricas vendidas em mais de 30 países. A meta é de que 50% das vendas sejam de veículos eletrificados até 2030 e chegar a 100% em 2040.

Além do FM Electric, a Volvo mostra na Fenatran toda a linha de caminhões atualizada para cumprir às normas do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, já adiantada pela marca. Para Lirmann, mais que a obrigação legal, os novos produtos também contribuem com a descarbonização no transporte, afinal, de acordo com a marca, a linha F proporcionará redução de 8% de combustível, enquanto os VM, 10%, em relação às gerações anteriores.

LEIA MAIS

→Volvo atualiza caminhões e inicia nova operação de motores no País


Foto: Grupo Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás