O novo Peugeot 2008 finalmente está no Brasil. Não ainda como produto fabricado em Porto Real, RJ, que desde 2015 é base produtiva do utilitário esportivo da geração anterior e que acaba de receber melhorias estéticas e de conteúdo.
A nova geração, de verdade, debuta nas revendas, a partir deste mês, apenas como opção importada e, mais, movido exclusivamente a eletricidade. Importado da França, o agora e-2008 é o terceiro veículo da marca a dispor de motor elétrico alimentado por baterias — os dois primeiros são o hatch 208 GT e o comercial leve e-Expert, ambos também trazidos de fora e apresentados este ano.
Para rodar sem emissão de qualquer poluente, entretanto, o consumidor brasileiro terá de desembolsar R$ 260 mil, perto do dobro do que gastaria para ter uma versão convencional flex nacional.
A Peugeot sabe que esse valor elevado, assim como ainda de todos os elétricos, é um limitador para vendas mais expressivas, tanto que a tecnologia representa uma diminuta fração do mercado interno, pouco mais de 6 mil unidades ou apenas 0,4% dos licenciamentos acumulados de janeiro a outubro de 2022.
Assim, para tentar ampliar o público potencial do modelo, o e-2008 já engrossa o cardápio de alternativas da Peugeot dentro do programa de assinaturas Flua!. Com benefícios, dentre outros, como IPVA, documentação e plano de manutenção já incluídos, as mensalidades mais baratas começam em R$ 6 mil, para 36 meses, mas há ainda planos de 12 e 24 meses. Outra possibilidade: assinatura de curto prazo e que tem diárias de R$ 400,00.
A chegada de um terceiro modelo elétrico é apenas o início da caminhada da eletrificação da linha Peugeot no Brasil e América do Sul. A marca pertencente à Stellantis tem na planilha de lançamentos outros dois veículos no ano que vem e, até 2024, espera contar com pelo menos uma versão elétrica de todos os modelos que oferecerá na região.
Esteticamente, o e-2008 lembra muito seu irmão maior 3008, igualmente importado. O SUV é movido por um motor elétrico de 26,5 kgfm de torque instantâneo e 100 kW, equivalente a 136 cavalos. A Peugeot informa que a aceleração de 0 a 100 km/h consome 9,9 segundos e que a velocidade máxima é de 150 km/h, números nem tão empolgantes para um carro elétrico.
A alimentação se dá por meio de baterias de lítio de 50 kW/h, que podem assegurar até 345 km de autonomia, segundo a Peugeot. Recarregar o e-2008 até 80% demanda pelo menos 30 minutos numa estação de corrente contínua ou 25 horas em tomadas convencionais residenciais. As baterias têm 8 anos de garantia pela montadora, com limite de 160 mil km rodados.
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