Não faltaram lançamentos de SUVs médios no Brasil nos últimos três anos. Ao contrário, o segmento viu seu leque de produtos se expandir bem mais do que em qualquer outro do mercado interno nesse período. Ainda assim, o Compass segue como “hors concours” em vendas e caminha tranquilo para, mais uma vez, encerrar o ano como líder de sua faixa de mercado pela quinta vez.
De janeiro a outubro, o modelo da Jeep acumulou 51 mil emplacamentos e aparece como o terceiro SUV mais vendido, atrás somente — mas muito próximo em unidades — dos utilitários esportivos compactos Chevrolet Tracker (55,3 mil) e Volkswagen T-Cross (54 mil), naturalmente mais baratos.
Mas estabeleceu uma larga vantagem sobre os, de fato, concorrentes diretos. Para ficar em apenas dois deles: o Corolla Cross, adversário mais bem sucedido de 2022, teve 35,2 mil unidades licenciadas, enquanto o Volkswagen Taos limitou-se a somente 9,1 mil emplacamentos — ambos bem mais recentes nas revendas, lançados no primeiro semestre de 2021.
Já o Compass completou em outubro seis anos de mercado. No ano passado, é verdade, passou por ligeira atualização estética, mas evoluiu sobretudo em tecnologia embarcada e no conjunto mecânico.
Foram, porém, modificações suficientes para mantê-lo atrativo aos olhos dos consumidores, que acabaram comprando 70,9 mil unidades, apenas 3 mil a menos do que do também Jeep Renegade, modelo de entrada da marca.
Desde outubro de 2016, a fábrica da Stellantis em Goiana, PE, já produziu nada menos do que 400 mil unidades do Compass, tanto para o mercado interno como para outros 16 países da América Latina, dentre eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicaragua, Peru, Uruguai e Venezuela.
Naturalmente, a grande maioria foi negociada no mercado brasileiro, o maior da região. Foram cerca de 351 mil Compass vendidos aqui nesse período, 88% do total fabricado em Pernambuco. O recorde anual foi estabelecido em 2021, com mais de 70,9 mil licenciamentos.
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Em duas oportunidades o médio da Jeep encerrou o ano como o SUV mais vendido do País. Em 2018, com 60,3 mil unidades, e em 2017, seu primeiro ano cheio de vendas, quando 49,2 mil chegaram às ruas. Ele foi também o segundo mais vendido em 2019 e 2021, nas duas vezes superado apenas pelo próprio irmão Renegade.
Nos primeiros dez meses de 2022, com os nacionais Compass, Renegade, Commander e os importados Compass 4Xe, Wrangler, Gladiator e Grand Cherokee, a Jeep deteve 7% do mercado interno de automóveis e comerciais leves ou 8,8% só de automóveis, fatias que a colocam como a sexta marca mais vendida do Brasil.
Foto: Divulgação
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