Indústria

Indústria de pneus amplia vendas em outubro

Anip atribui desempenho estável no acumulado do ano à importação desleal de pneus de carga.

Graças ao avanço de 4,6% nas vendas para as montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição, os fabricantes de pneus fecharam o mês de outubro com crescimento de 3,7% com relação a setembro. Balanço divulgado nesta quarta-feira, 23, pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, mostra que os negócios atingiram, respectivamente, 4,94 milhões e 4,76 milhões de unidades.

Apenas o segmento de carga, que vem sofrendo concocorrência desleal de produtos importados, teve desempenho negativo, de 5,1%, no comparativo mensal. Segundo a associação, o recuo nas vendas para o mercado de reposição, nesse caso, foi de 8,4%. A entidade tem tentado reverter decisão do governo federal, de janeiro de 2021, de zerar o imposto de importação dos pneus para caminhões e afins.

LEIA MAIS

Em dois anos, alta de 275% na venda de pneus de carga importados

Com relação ao balanço total de outubro, o presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller, destaca que a leve alta não reflete o resultado geral do ano, que deve encerrar com crescimento próximo de zero. “A importação de pneus de carga continua afetando o resultado da indústria nacional. É uma competição desleal e que pode trazer mais impactos no ano que vem caso o governo não reveja a alíquota zero”.

As vendas do setor atingiram 47,82 milhões de pneus no acumulado de janeiro a outubro, com leve crscimento de 0,3% sobre o mesmo período de 2021. “Essa pequena variação é justificada por conta das vendas totais para as montadoras, que seguem em trajetória de recuperação”, complementa o presidente da Anip.


Foto: Pixabay

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec

Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…

% dias atrás

BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…

% dias atrás

CNH triplicará centro de distribuição no Centro-Oeste

Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas

% dias atrás

Setor de transporte impulsiona o consumo de alumínio

Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional

% dias atrás

Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo

Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…

% dias atrás

Acea: venda de automóveis na Europa fecha o 1º trimestre estável

Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%

% dias atrás