VWCO amplia linha de elétricos e inicia testes com protótipo em SP este mês
A partir do sucesso de vendas conquistado pela linha e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus decidiu ampliar o seu portfólio de caminhões elétricos com a oferta de um modelo de 17,3 toneladas, que começa a ser testado nas ruas de São Paulo nas próximas semanas. Com capacidade para transportar 2,8 toneladas de carga a mais do que o e-Delivery 14 (14,5 toneladas), será o maior veículo elétrico do genero fabricado no Brasil.
“Nosso time concebeu uma arquitetura flexível que imprime velocidade para a construção de novos modelos, facilitando a adaptação e seguindo um novo conceito para veículos elétricos”, comentou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, em evento de fim de ano que recebeu a imprensa especializada nesta quinta-feira, 1.
Segundo o executivo, a empresa desenvolveu um processo de produção único e exclusivo no mundo, “o que nos permitiu desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”.
LEIA MAIS
→VWCO faz sua maior venda de Constellation 25.460 para Maersk
Apesar da sua maior capacidade de carga, o e-Delivery 17 mantém as dimensões para operar como veículo urbano de carga (VUC) em zonas de restrição de circulação. O modelo tem eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6×2, plataforma de carga mais baixa, o que facilia a operação de carga e descarga, suspensão a ar integral e rodado duplo em ambos os eixos traseiros.
“Nossos grandes diferenciais em eletromobilidade são o rigor com que nossos produtos são testados e desenvolvidos, os serviços que agregamos para facilitar sua operação, uma rede de concessionários treinada e peças disponíveis para o pós-vendas em todos os mercados em que atuamos”, destacou Cortes.
Também é novo do modelo de 17 toleadas a configuração de baterias: quatro packs ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros. O protótipo a ser testado nas ruas de São Paulo visa atender operações que demandam alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e também a distribuição de bebidas com até oito pallets.
Foto: Divulgação/VWCO
Tradicional marca argentina seguirá no mercado interno com produção local
Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…