O mercado de veículos leves reagiu em novembro. Consideradas as vendas de automóveis e comerciais leves,  foram negociadas no mês passado quase 192,6 mil unidades, 19% a mais do que em outubro. Sobre o resultado de igual mês do ano passado, quando foram registrados 161,7 mil licenciamentos, a evolução também foi expressiva: 14%.

Ainda assim, o bom resultado do mês não foi o suficiente para reverter a queda média verificada ao longo do ano.  Nos onze primeiros meses de 2022, as vendas acumuladas somaram 1.763,8 mil veículos, 1% abaixo do observado em igual período de 2021.

A  Fiat negociou em novembro 44,9 mil unidades e liderou mais uma vez o mercado, com folgados 23,3%. Sua concorrente mais direta no mês passado foi a Volkswagen, mas com considerável desvantagem ao acumular 29,9 mil licenciamentos, imediatamente à frente da GM, que teve 27 mil veículos da marca Chevrolet entregues aos consumidores.

No acumulado de janeiro a novembro, a italiana já levantou a taça de marca mais negociada no Brasil em 2022 e pelo segundo ano conscutivo. Isso porque, mesmo faltando um mês de vendas, tem nada menos do que 130 mil veículos de vantagem sobre GM: 388,5 mil licenciamentos contra 258,9 mil da adversária.

Porcentualmente, a vantagem chama ainda mais a atenção: 22% ante 14,7% da GM e 13,5% da terceira colocada Volkswagen, que vendeu 237,9 mil veículos nos primeiros onze meses do ano.

A diferença para a GM foi ainda um pouco maior do que a registrada em 2020, quando a Fiat roubou a liderança da montadora norte-americana.


 

George Guimarães
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