A executiva assume a vice-presidência de RH em 1º de janeiro
A executiva Lívia Simões, que iniciou carreira na Volkswagen Caminhões e Ônibus há 18 anos como estagiária, assum e a vice-presidência de Recursos Humanos a partir do próxiomo dia 1º de janeiro, substituindo Lineu Takayama, que deixará o cargo para se aposentar. É a primeira mulher a integrar o Board da VWCO e também a mais jovem a fazer parte desse seleto grupo.
“Agradecemos a Lineu Takayama pelos anos de dedicação à nossa empresa, que são parte de uma longa e extraordinária carreira na indústria automotiva”, comentou o CEO Roberto Cortes ao anunciar a mudança na semana pássada. “E saudamos a chegada de Livia Simões ao nosso Board, trazendo novas ideias e ainda mais diversidade para o futuro da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus”.
Formada em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Lívida, 40 anos, tem especializações em gerenciamento de pessoas, liderança e projetos por escolas como a ESMT Berlin, a Universidade de São Paulo e as Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral.
Ao longo de sua trajetória passou pela engenharia, encabeçando diversos projetos de grande relevância, como o planejamento estratégico da nova linha de caminhões extrapesados da marca. Atualmente é gerente executiva da plataforma de conectividade e soluções digitais RIO e de Novos Serviços VolksCare.
Takayama, por sua vez, dedicu quase cinco décadas dos seus 66 anos ao setor automotivo. Iniciou sua carreira ainda jovem na Ford do Brasil, na fábrica de Taubaté (SP), e no período da Autolatina, entre os anos de 1987 e 1995, atuou na Volkswagen do Brasil, retornando à Ford ao fim da joint venture. Em 1999 foi contratado pela Volkswagen e em 2005 se juntou ao time da VWCO. Foi diretor de TH de 2009 a 2016, quando assumiu a vice-presidência na condição de board member.
Foto: Divulgação/VWCO
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.