Produto

ZF já produz freio de estacionamento elétrico no Brasil

Sistema tem aplicações em automóveis e até mesmo caminhões leves

A ZF ampliou, mais uma vez, seu portfólio de produtos e tecnologias fornecidos para as montadoras a partir de suas operações industriais na América do Sul. A sistemista já produz no Brasil o sistema de segurança ativa EPB – Electric Parking Brake.

O equipamento, presente sobretudo em automóveis de segmento superiores e que começa a ser mais ofertado em veículos de menor valor, sai da fábrica de Limeira, SP. Inicialmente, para utilitário esportivos vendidos no mercado interno. Até então a empresa importava o freio eletrônico de suas operações no México e Europa.

Com a nacionalização, a ZF é a primeira empresa a produzir freio de estacionamento elétrico no Brasil, após se consagrar como a maior fabricante global do sistema e que já contabiliza mais de 150 milhões de unidades vendidas. Depois do mercado intenro, os EPB brasileiros serão enviados para as montadoras na Argentina.

Mauricio Sica, gerente de Engenharia da ZF, antecipa que uma vez nacionalizado, o sistema deve ser entregue para  sedãs maiores, hatches e até caminhões leves. O fornecimento dependerá da estratégia de cada montadora e, consultada pela reportagem.

A ZF diz que números de produção e de capacidade produtiva são estratégicos e, portanto, sigilosos. A empresa também não informa valores investidos para a nacionalização.

LEIA MAIS

→ ZF fará da divisão de Sistema de Segurança Passiva independente

→ ZF investe na nacionalização de componentes de airbags

A produção em Limeira está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, também no interior paulista, onde são desenvolvidos os processos de fundição e usinagem. A montagem do produto adota conceitos da indústria 4.0, com robôs colaborativos, sensores e câmeras de última geração.

Totalmente automatizado, o EPB pode ser aplicado nas rodas dianteiras e traseiras, acionado automaticamente assim que o carro for desligado ou com a alavanca de câmbio na posição “P”, ou ao se abrir qualquer porta, dentre outras possibilidades. A desativação também pode ser feita de várias maneiras, a depender da escolha técnica da montadora.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás