Indústria

Indústria corre para entregar caminhões Euro 5

Falta de componentes desafia ritmo de produção e escoamento do estoque antes da virada para a próxima fase do Proconve P8 em janeiro

O último mês do ano para a indústria de caminhões será desafiador em uma corrida para entregar os volumes de venda de veículos Euro 5 comprometidos em 2022. Afinal, a partir de janeiro as fabricantes não poderão mais produzir produtos da atual fase da norma ambiental.

Segundo Luiz Carlos Mores, vice-presidente da Anfavea, ainda que a crise relacionada a falta de semicondutores se mostre menos acentuada, a dificuldade ainda persiste.

“Não há mais longas paradas das linhas, mas desafios diários para cumprir com a programação. Uma das prioridades é concluir os veículos incompletos que estão nos pátios das montadoras para entregar ainda este o ano o máximo possível”, resumiu o dirigente durante apresentação do balanço do setor automotivo, na quarta-feira,7.

Moraes pondera que não há tempo hábil para todas as entregas e, certamente, avançarão ao longo dos primeiros meses de 2023, “conforme permite a legislação, com os veículos faturados ainda este ano”. Ele lembra, no entanto, que ausência de férias coletivas esse ano em muitas fabricantes, antecipadas ao longo do ano justamente por falta de componentes, joga a favor.

Os números registrados no mês passado revelam as dificuldades no chão das fábricas, mas longe de preocupantes. Em novembro, a produção de caminhão somou 15,1 mil unidades, recuo 3% em relação a outubro, quando registrou 15,2 mil caminhões, mas 5,2% superior ao volume anotado no mesmo mês do ano passado, de 14,3 mil unidades.

Nos onze primeiros meses, o volume alcançado ficou ligeiramente acima da produção do mesmo acumulado do ano passado com 147,3 mil caminhões, o que representou leva alta de 0,7%

LEIA MAIS

→Produção de caminhões se mantém em crescimento


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás