Indústria

Indústria corre para entregar caminhões Euro 5

Falta de componentes desafia ritmo de produção e escoamento do estoque antes da virada para a próxima fase do Proconve P8 em janeiro

O último mês do ano para a indústria de caminhões será desafiador em uma corrida para entregar os volumes de venda de veículos Euro 5 comprometidos em 2022. Afinal, a partir de janeiro as fabricantes não poderão mais produzir produtos da atual fase da norma ambiental.

Segundo Luiz Carlos Mores, vice-presidente da Anfavea, ainda que a crise relacionada a falta de semicondutores se mostre menos acentuada, a dificuldade ainda persiste.

“Não há mais longas paradas das linhas, mas desafios diários para cumprir com a programação. Uma das prioridades é concluir os veículos incompletos que estão nos pátios das montadoras para entregar ainda este o ano o máximo possível”, resumiu o dirigente durante apresentação do balanço do setor automotivo, na quarta-feira,7.

Moraes pondera que não há tempo hábil para todas as entregas e, certamente, avançarão ao longo dos primeiros meses de 2023, “conforme permite a legislação, com os veículos faturados ainda este ano”. Ele lembra, no entanto, que ausência de férias coletivas esse ano em muitas fabricantes, antecipadas ao longo do ano justamente por falta de componentes, joga a favor.

Os números registrados no mês passado revelam as dificuldades no chão das fábricas, mas longe de preocupantes. Em novembro, a produção de caminhão somou 15,1 mil unidades, recuo 3% em relação a outubro, quando registrou 15,2 mil caminhões, mas 5,2% superior ao volume anotado no mesmo mês do ano passado, de 14,3 mil unidades.

Nos onze primeiros meses, o volume alcançado ficou ligeiramente acima da produção do mesmo acumulado do ano passado com 147,3 mil caminhões, o que representou leva alta de 0,7%

LEIA MAIS

→Produção de caminhões se mantém em crescimento


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás