Mercado

Média diária de emplacamentos é a maior desde final de 2020

Participação das locadoras nas vendas de novembro atingiram expressivos 34%

Apesar de os emplacamentos desde ano ainda estarem abaixo dos registrados em 2021, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, comemorou a média diária de vendas de novembro, que atingiu 10,2 mil unidades, o melhor resultado desde dezembro de 2020. O ano começou com apenas 6 mil emplacamentos por dia útil em janeiro, atingiu 9,2 mil em setembro e no mês seguinte ficou na faixa de 9 mil.

“Apesar da inflação e das dificuldades de crédito, conseguimos em novembro o melhor resultado dos últimos 23 meses”, comentou o executivo. Apesar de avaliar que o varejo se mantém “em um bom ritmo de recuperação”, Leite admite que as vendas diretas cresceram muito, em especial aquelas destinadas às locadoras, “que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”.

Do total dos 204 mil veículos vendido em novembro, apenas 46% foram destinados ao consumidor comum. O restante contempla vendas diretas, com as locadoras respondendo por expressivos 34% dos negócios realizados pelo setor no mês passado. “Esse número não assusta”, garantiu o presidente da Anfavea. “No ano passada as empresas de aluguel de veículos não conseguiram renovar frota e isso vem ocorrendo agora que a produção das montadora está menos afetada pela falta de chips e, portanto, maior do que antes”.

LEIA MAIS

México compra mais veículos brasileiros do que a Argentina

Indústria corre para entregar caminhões Euro 5

Nesta semana, montadoras superam produção de 2021

Na avaliação do executivo, novembro foi um mês excelente considerando que teve dois feriados – o de Finados e o da República -, além das atenções voltadas para a Copa do Mundo. “Em números absolutos, houve crescimento de 12,8% sobre outubro e de 17,9% sobre o mesmo mês do ano passado. Em volume, novembro só ficou atrás de agosto, que teve três dias úteis a mais”, lembrou o presidente da Anfavea.

No acumulado dos 11 meses, 2022 está 1,3% abaixo do mesmo período de 2021, mas automóveis e ônibus isoladamente já estão em vantagem sobre o ano anterior, enquanto caminhões e comerciais leves estão aquém.


Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Mercedes-Benz contabiliza R$ 300 milhões ainda não pagos de entregas de ônibus elétricos

Conta envolve 175 unidades do eO500U fornecidos ao município de São Paulo no ano passado

% dias atrás

Anfavea cria diretoria Tributária e de Comércio Exterior

Ex-General Motors, Andrea Serra assume o cargo recém-criado por Igor Calvet

% dias atrás

Sistema da Horse transformará veículos elétricos em híbridos

Exibida no Salão de Xangai, tecnologia deve começar a ser oferecida comercialmente em três anos

% dias atrás

Na Agrishow, Toyota Hilux movida a biometano

Ainda um protótipo, modelo será o principal destaque da marca na feira do interior paulista

% dias atrás

Brasil terá mais 25 híbridos-flex até 2027, revela a Bosch

O CEO e presidente da empresa na América Latina, Gastón Diaz Perez, participou do 5º…

% dias atrás

Bosch vai expandir rede de oficinas de leves no Brasil em 60%

Empresa está iniciando processo de credenciamento de pontos para atender carros elétricos

% dias atrás