Gonzalo Ibarzábal, Presidente e Diretor Geral da Nissan Argentina, está de malas prontas. Em janeiro o executivo assume as mesmas funções na operação brasileira da montadora japonesa. Ele substitui a Airton Cousseau, que, alegando razões pessoais, deixou a empresa em novembro, após um ano e meio no cargo.
Administrador de empresa, Ibarzábal é formado pela Universidad Católica Argentina e tem mestrado na mesma especialidade. Acumula 20 anos de experiência no setor automotivo, os últimos oito na própria Nissan Argentina, onde vinha respondendo pela produção da picape Frontier na fábrica de Córdoba. Antes já comandara as áreas comerciais da montadora na Argentina, Uruguai e Paraguai.
“Nos últimos anos, Gonzalo já vem trabalhando muito próximo da operação brasileira para contribuir com o alinhamento e a consolidação de nossas estratégias para a América do Sul”, comentou em nota Guy Rodríguez, Presidente e Diretor Geral da Nissan na região.
De janeiro a novembro, a Nissan vendeu perto de 48,6 mil automóveis e comerciais leves no Brasil, número equivalente a 2,8% das vendas nacionais. Na comparação com igual período do ano passado — quando encerrou os doze meses com 3,3% dos licenciamentos —, representa forte queda de mais de 18% em um mercado interno que recuou, em média, 1,4%.
A nova missão de Ibarzábal, portanto, não é das mais fáceis. A Nissan é apenas a 9ª marca mais negociada no Brasil e, não de hoje, tem ambição de galgar posição muito mais relevante na região. Em abril, por exemplo, Guy Rodríguez reafirmou que o objetivo é estar entre as três maiores em vendas na América do Sul, ainda que não tenha declarado um prazo para isso.
Resta saber, porém, quais as estratégias para chegar lá. Por enquanto, a montadora encaminha investimentos de US$ 250 milhões para o triênio 2022-205 na fábrica de Resende, RJ, recursos que, segundo a empresa, serão utilizados para o início de produção de novos veículos, modernização de processos e aumento da capacidade produtiva.
Da planta sai hoje o SUV compacto Kicks, principal produto da Nissan em vendas no Brasil e que tem 35,3 mil licenciamentos no ano, 73% do total da marca. A picape Frontier, o grande lançamento de 2022, acumulou 7,7 mil unidades negociadas até novembro e segue ainda na modesta 7ª posição no ranking de picapes grandes, com somente 4,5% de participação.
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Foto: Divulgação
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