Com 9,5 mil embarques, negócios dobraram em relação a 2020 e cresceram 15% sobre 2021
Após encerrar 2022 revelando plano de acelar anda mais o seu processo de internacionalização, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia 2023 divulgando o seu melhor resultado em exportações dos últimos 5 anos. Com mais de 9,5 mil embarques no ano passado, obteve crescimento acima de 15% no comparativo com 2021.
O volume é mais do que o dobro do negociado pela VWCO no exterior em 2020. “Fechamos 2022 com resultados expressivos no Brasil e no exterior. Continuaremos a investir no mercado nacional para manter nossa posição, mas queremos replicar esse sucesso mundo afora. Assim como ocorreu no ano passado, vamos intensificar nossa internacionalização e dar início a uma nova fase nesse plano, buscando ainda mais oportunidades”, destacou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.u
Entre os novos negócios, o executivo lembrou do início das vendas e montagem de seus veículos em Filipinas, na Ásia, por meio de ma parceria com a MACC. A empresa também fechou acordo com o seu primeiro importador oficial no Oriente Médio, na Jordânia, além de ter ampliado os negócios nos continentes nos quais já atuava.
Lançou os caminhões VW Delivery em El Salvador, no Panamá, e na Nicarágua, e, em 2024, conforme já anunciado, iniciará produção na Argentina.
LEIA MAIS
→VWCO montará caminhões e ônibus na Argentina
→VWCO terá representações em quatro continentes
Novos produtos, como os ônibus VW com direção do lado direito para atender a países com essa demanda, também contribuíram para o resultado positivo, assim como o início das exportações do e-Delivery para o México e Paraguai. Com a chegada a mais mercados, as expectativas são positivas para 2023. “O VW Meteor promete somar nesse volume, com seu lançamento comercial internacional na Argentina”, comentou Cortes.
Ainda de acordo com o executivo, a VWCO está entre as cinco mais vendidas em diversos países. É a líder de mercado em Angola, com market share acima de 40%. “A mesma posição se repete em caminhões no Uruguai: a cada quatro veículos emplacados, um deles é da marca”, conclui o CEO da companhia.
Foto: Divulgação/VWCO
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.