Mercado

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

Mesmo com o Renegade perdendo a ponta, Jeep segue como marca líder entre os SUVs

OTracker foi o utilitário esportivo mais vendido no Brasil em 2022. É a primeira vez que um modelo da Chevrolet alcança o lugar mais alto no pódio do maior segmento de automóveis do mercado brasileiro, responsável por mais de 691 mil licenciamentos, 43,8% das vendas no ano passado, a maior participação da história.

O SUV compacto alcançou 70,8 mil unidades negociadas de janeiro a dezembro e superou o Volkswagen T-Cross (65,3 mil), seguido pelo Jeep Compass (63,5 mil), Hyundai Creta (62,6 mil), Jeep Renegade (51,4 mil), Fiat Pulse (50,5 mil), Toyota Corolla Cross (42,5 mil), Volkswagen Nivus (39,5 mil), Nissan Kicks (39 mil) e Renault Duster (22,7 mil).

Com ritmo da linhas quase normal no ano passado e forte aposta em promoções, a General Motors ocnseguiu alavancar as vendas do Tracker, que cresceram quase 40%, enquanto o segmento avançou 3,5%.

Em 2021, o modelo da Chevrolet apareceu somente na quinta colocação, com 7,6% de participação no segmento contra 10,2% no ano passado. Curiosamente, trocou de posição no ranking e até participação com o Jeep Renegade, que de 11% no  ano anterior recuou para 7,4%.

O avanço dos concorrentes e ampliação do leque de opções de utilitários esportivos de diversas marcas nos últimos anos ainda não foram suficientes, porém, para alterar um quadro estabelecido há sete anos: a Jeep como marca líder entre os SUVs.

Em 2022, com 137,4 mil licenciamentos, a marca pertencente à  Stellantis respondeu por 20% do total de utilitários esportivos negociados e em nenhum mês deixou de ocupar o primeiro lugar. Em dezembro  acumulou 13,8 mil licenciamentos, participação de 19,4%.

“Quando se é líder por um mês, se demonstra uma possível tendência. Quando conquista a liderança por um ano, se confirma uma preferência do consumidor. Mas conquistar o topo do pódio por sete anos seguidos mostra um verdadeiro ‘case’ de sucesso na história do nosso mercado”, comemora Everton Kurdejak, vice-presidente das Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Compass e o Commander foram líderes de suas subcategorias praticamente em todos os meses do ano e encerraram com 42,4% e 35,2% de participação, respectivamente.

Além de melhorias técnicas — como o motor turbo T270 para o  Renegade — em produtos já conhecidos, em 2022 a Jeep acrescentou ao seu portfólio o Compass 4xe, versão híbrida plug-in, e a picape off-road Gladiator, ambos importados. “Em 2023, seguiremos trazendo inovações para continuar surpreendendo”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volare exporta primeiro micro produzido em São Mateus

primeiro micro-ônibus Volare produzido na unidade fabril da Marcopolo em São Mateus (ES) teve como…

% dias atrás

Após um mês de paralisação, GM volta a produzir Onix

Montadora deixa de fabricar perto de 17 mil carros em Gravataí e deve perder ainda…

% dias atrás

Audi vai dispensar 7,5 mil trabalhadores na Alemanha

Cortes até 2029 foram acordados com os trabalhadores e devem gerar economia de € 1…

% dias atrás

Financiamentos de veículos novos e usados crescem 7,3% em fevereiro

No bimestre, crescimento recua para 3,6%, indica a B3

% dias atrás

Mercedes-Benz amplia centro de customização com área para elétricos

Unidade já respondeu por mais de 15.000 caminhões para atender demandas individualizadas

% dias atrás

Custo do financiamento de veículos chega a 29,5%

Anfavea diz ser recorde histórico e vê risco de o mercado desacelerar no decorrer do…

% dias atrás