Mercado

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

Mesmo com o Renegade perdendo a ponta, Jeep segue como marca líder entre os SUVs

OTracker foi o utilitário esportivo mais vendido no Brasil em 2022. É a primeira vez que um modelo da Chevrolet alcança o lugar mais alto no pódio do maior segmento de automóveis do mercado brasileiro, responsável por mais de 691 mil licenciamentos, 43,8% das vendas no ano passado, a maior participação da história.

O SUV compacto alcançou 70,8 mil unidades negociadas de janeiro a dezembro e superou o Volkswagen T-Cross (65,3 mil), seguido pelo Jeep Compass (63,5 mil), Hyundai Creta (62,6 mil), Jeep Renegade (51,4 mil), Fiat Pulse (50,5 mil), Toyota Corolla Cross (42,5 mil), Volkswagen Nivus (39,5 mil), Nissan Kicks (39 mil) e Renault Duster (22,7 mil).

Com ritmo da linhas quase normal no ano passado e forte aposta em promoções, a General Motors ocnseguiu alavancar as vendas do Tracker, que cresceram quase 40%, enquanto o segmento avançou 3,5%.

Em 2021, o modelo da Chevrolet apareceu somente na quinta colocação, com 7,6% de participação no segmento contra 10,2% no ano passado. Curiosamente, trocou de posição no ranking e até participação com o Jeep Renegade, que de 11% no  ano anterior recuou para 7,4%.

O avanço dos concorrentes e ampliação do leque de opções de utilitários esportivos de diversas marcas nos últimos anos ainda não foram suficientes, porém, para alterar um quadro estabelecido há sete anos: a Jeep como marca líder entre os SUVs.

Em 2022, com 137,4 mil licenciamentos, a marca pertencente à  Stellantis respondeu por 20% do total de utilitários esportivos negociados e em nenhum mês deixou de ocupar o primeiro lugar. Em dezembro  acumulou 13,8 mil licenciamentos, participação de 19,4%.

“Quando se é líder por um mês, se demonstra uma possível tendência. Quando conquista a liderança por um ano, se confirma uma preferência do consumidor. Mas conquistar o topo do pódio por sete anos seguidos mostra um verdadeiro ‘case’ de sucesso na história do nosso mercado”, comemora Everton Kurdejak, vice-presidente das Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Compass e o Commander foram líderes de suas subcategorias praticamente em todos os meses do ano e encerraram com 42,4% e 35,2% de participação, respectivamente.

Além de melhorias técnicas — como o motor turbo T270 para o  Renegade — em produtos já conhecidos, em 2022 a Jeep acrescentou ao seu portfólio o Compass 4xe, versão híbrida plug-in, e a picape off-road Gladiator, ambos importados. “Em 2023, seguiremos trazendo inovações para continuar surpreendendo”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.

Lima Leite diz que entidade externou a urgência junto a Lula e ministros: "Esperamos uma…

% dias atrás

Em fevereiro, a maior produção de veículos em seis anos

No bimestre, foram 392,9 mil unidades, com alta de 14,8% sobre 2024. Só neste ano…

% dias atrás

Produção de caminhões fecha o bimestre em alta de 10,5%

Apesar do resultado positivo, Anfavea acende sinais de alerta devido ao aumento nos custos do…

% dias atrás

Puxadas pela Argentina, exportações têm em fevereiro melhor mês desde 2018

Embarques no primeiro bimestre cresceram 55%

% dias atrás

Stellantis e Iveco fecham parceria em negócio de vans elétricas

Projeto envolver fornecimento de dois modelos com início das vendas previsto para meados de 2026

% dias atrás

Segmento de ônibus confirma momento positivo

No primeiro bimestre, enquanto a produção cresceu 11%, as vendas avançaram 47%

% dias atrás