Mercado

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

Mesmo com o Renegade perdendo a ponta, Jeep segue como marca líder entre os SUVs

OTracker foi o utilitário esportivo mais vendido no Brasil em 2022. É a primeira vez que um modelo da Chevrolet alcança o lugar mais alto no pódio do maior segmento de automóveis do mercado brasileiro, responsável por mais de 691 mil licenciamentos, 43,8% das vendas no ano passado, a maior participação da história.

O SUV compacto alcançou 70,8 mil unidades negociadas de janeiro a dezembro e superou o Volkswagen T-Cross (65,3 mil), seguido pelo Jeep Compass (63,5 mil), Hyundai Creta (62,6 mil), Jeep Renegade (51,4 mil), Fiat Pulse (50,5 mil), Toyota Corolla Cross (42,5 mil), Volkswagen Nivus (39,5 mil), Nissan Kicks (39 mil) e Renault Duster (22,7 mil).

Com ritmo da linhas quase normal no ano passado e forte aposta em promoções, a General Motors ocnseguiu alavancar as vendas do Tracker, que cresceram quase 40%, enquanto o segmento avançou 3,5%.

Em 2021, o modelo da Chevrolet apareceu somente na quinta colocação, com 7,6% de participação no segmento contra 10,2% no ano passado. Curiosamente, trocou de posição no ranking e até participação com o Jeep Renegade, que de 11% no  ano anterior recuou para 7,4%.

O avanço dos concorrentes e ampliação do leque de opções de utilitários esportivos de diversas marcas nos últimos anos ainda não foram suficientes, porém, para alterar um quadro estabelecido há sete anos: a Jeep como marca líder entre os SUVs.

Em 2022, com 137,4 mil licenciamentos, a marca pertencente à  Stellantis respondeu por 20% do total de utilitários esportivos negociados e em nenhum mês deixou de ocupar o primeiro lugar. Em dezembro  acumulou 13,8 mil licenciamentos, participação de 19,4%.

“Quando se é líder por um mês, se demonstra uma possível tendência. Quando conquista a liderança por um ano, se confirma uma preferência do consumidor. Mas conquistar o topo do pódio por sete anos seguidos mostra um verdadeiro ‘case’ de sucesso na história do nosso mercado”, comemora Everton Kurdejak, vice-presidente das Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Compass e o Commander foram líderes de suas subcategorias praticamente em todos os meses do ano e encerraram com 42,4% e 35,2% de participação, respectivamente.

Além de melhorias técnicas — como o motor turbo T270 para o  Renegade — em produtos já conhecidos, em 2022 a Jeep acrescentou ao seu portfólio o Compass 4xe, versão híbrida plug-in, e a picape off-road Gladiator, ambos importados. “Em 2023, seguiremos trazendo inovações para continuar surpreendendo”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás