Sem categoria

Na CES 2023, BMW antecipa tecnologias digitais

Head-Up Display que se estenderá por todo o para-brisa será lançado em 2025

A CES, Consumer Electronics Show, realizada esta semana em Las Vegas, Estados Unidos, foi escolhida pela BMWcomo palco para apresentação de tecnologias que estarão presentes nos futuros carros da marca. A vitrine principal é o sedã médio i Vision Dee — “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital).

Um dos destaque do cardápio de novidades do futuro elétrico é novo Head-Up Display, que se estenderá por todo o para-brisa e estará disponível a partir de 2025 nos futuros modelos da chamada Neue Klasse, que contemplará a mobilidade elétrica.

Por meio de sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir  qual o conteúdo digital deseja ver no para-brisa. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso.

O BMW i Vision Dee tem faróis e grade fechada que formam um ícone ‘phygital’ (fusão de físico e digital), comum em uma superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes “expressões faciais’. A ideia é expressar variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação, visualmente. O carro também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral.

A empresa também apresenta na mostra norte-americana a evolução da E Ink. A tecnologia, exibida pela primeira vez na edição de 2022 da CES de 202 e que permitia alterar  a cor de um veículo entre branco e preto, agora reúne  32  opções de cores.

Para a mudança de cor, um filme ePaper é aplicado sobre a carroceria, dividida em 240 segmentos e contalados individualmente, o que permite incontáveis variedades de padrões geradas em segundos.

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem […] para transformar o carro em um companheiro inteligente”, comemora Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

LEIA MAIS

→ BMW investirá US$ 1,7 bilhão para produzir elétricos nos EUA


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás