Mercado

Venda de caminhões deve acelerar neste primeiro trimestre

Sem revelar números, Fenabrave lembra que estoque de veículos Euro 5 tem de ser desovado até março

As vendas de caminhões retraíram 2,1% no ano passado, baixando de 127.281 unidades em 2021 para 124.584. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 5, pela Fenabrave, que aposta em estabilidade para esse segmento este ano, o mesmo que projeta para as vendas de automóveis e comerciais leves. Entre os autoveículos, somente os ônibus deverão ter resultado positivo.

Na avaliação do presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., a demanda por caminhões deve crescer neste primeiro trimestre do ano em função dos estoques na rede dos veículos com tecnologia Euro 5, que foram produzidos até 31 de dezembro e podem ser comercializados até 31 de março.

“A partir de abril, quando  a disponibilidade passa a ser exclusivamente de caminhões Euro 6, que custam entre 25% e 30% a mais do que os veículos da geração anterior, a demanda deve desacelerar”, comentou o executivo, sem revelar o número de modelos Euro 5 estocados nas redes de concessionários das marcas de pesados.

Considerando um desempenho mais positivo neste início de ano e uma retração temporária a partir de abril, a expectiva é chegar em dezembro com números acumulados similares aos de 2021.

LEIA MAIS

Para a Fenabrave, 2023 será igual a 2022, que repetiu 2021

Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido em 2022

“No caso dos caminhões, valem as mesmas premissas macroeconômicas citadas para carros e comerciais leves, dentre as quais os juros altos e as consequentes restrições ao crédito”, comenta o presidente da Fenabrave, lembrando ainda que esse segmento acompanha o PIB, que deve ter crescimento insignificante em 2023.

Com relação ao segmento de implementos rodoviários, a expectativa é de continuidade da queda nas vendas, que atingiram 83,2 mil unidades no ano passado, volume 8% inferior ao de 2023.  A projeção da Fenabrave é de nova retração em 2023, desta vez da ordem de 10%.

“Esse movimento decorre da renovação de frota já ocorrida em 2021, quando o segmento de implementos teve aumento de cerca de 35%”, lembrou Andreta Jr


Foto: Divulgação/VWCO

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás